A poncha e o bolo do caco são embaixadores da Madeira. Hoje em dia encontra-se a opção de hambúrguer com este pão em vários restaurantes e a bebida de água-ardente de cana à venda em qualquer hipermercado. Porém, os madeirenses garantem “que não é o mesmo” — algo que poderá comprovar no festival onde se vão celebrar os sabores do arquipélago.
A gastronomia da ilha é rica, singular e diversificada, abrangendo diferentes métodos de preparação de carnes, peixes e mariscos, além de bebidas como vinho e rum.
Espetadas de carne em pau de louro, lapas grelhadas ou cerveja madeirense são apenas algumas das especialidades que poderá provar no “Madeira em Lisboa”. Este festival gastronómico que enaltece a cozinha do arquipélago terá lugar no jardim do Arco do Cego, entre os dias 13 e 22 de setembro. Serão dez dias cheios de sabores típicos da região.
Organizado pela junta de freguesia das Avenidas Novas, irá funcionar em dois turnos: o primeiro das 12 às 15 horas e o segundo das 19 às 22h30. Embora uma parte do festival seja paga, também haverá uma área gratuita.
Na zona de entrada livre, os visitantes poderão provar várias especialidades da ilha, como ponchas, pregos, lapas e cerveja. Para aqueles que desejam uma experiência gastronómica completa da Madeira, existe a possibilidade de escolher um menu de almoço ou jantar. Esta ementa inclui bolo do caco, espetada em pau de louro, milho frito, batata frita, salada, vinho ou cerveja, e uma poncha.
A refeição custa 25€ e é imprescindível efetuar a reserva por mensagem WhatsApp ou pelo telefone 934 735 239.