Gourmet e Vinhos

Festival do Vinho do Douro Superior regressa a Vila Nova de Foz Côa

Provas comentadas, um colóquio, um concurso e concertos dos HMB e Sons do Minho compõem a programação do evento.
A entrada é gratuita.

De 27 a 29 de maio, todos os caminhos vão dar a Vila Nova de Foz Côa. O motivo não podia ser melhor: após dois anos de pausa forçada pela pandemia de Covid-19, volta a realizar-se uma nova edição, a nona, do Festival do Vinho do Douro Superior. Por lá, os visitantes vão encontrar mais de 80 expositores de vinhos e produtos regionais para explorar, além de um calendário repleto de atividades.

Logo no primeiro dia da iniciativa, conte com a prova comentada “Grandes Tintos do Douro Superior” (27), conduzida pelo jornalista e crítico Fernando Melo, que decorre entre as 19 horas e as 20h30. Para as 22 horas está planeado o arranque de um espetáculo musical com os Sons do Minho. 

No sábado, 28, haverá mais duas provas provas comentadas. São elas “Grandes Brancos do Douro Superior”, com a crítica Valéria Zeferino, e “Azeites do Douro Superior e Trás-os-Montes”. Acontecem, respetivamente, das 16h30 às 18 horas e das 19 horas às 20h30.

O programa prevê ainda um colóquio subordinado ao tema “As alterações climáticas e os desafios vitícolas do Douro Superior”, entre as 10 e as 13 horas, bem como o Concurso de Vinhos do Douro Superior, onde mais de 100 referências da sub-região celebrada, entre brancos, tintos e do Porto. vão ser avaliados por um júri composto por jornalistas, bloggers especializados, profissionais da restauração, garrafeiras e distribuição. Começa às 9 horas e estende-se até às 13 horas. Os HMB atuam às 22 horas.

O evento encerra no domingo, 29, depois do anúncio dos vencedores da competição (16h30) e da prova comentada “Vinho do Porto” (18h-19h30), a cargo do especialista Luís Antunes.

A entrada no recinto do Expocôa – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa, na qual tem lugar esta grande festa, é gratuita, mas para participar nas provas precisa de se inscrever. Os registos, limitados à capacidade da sala, devem ser feitos com email para miguelrocha@nullgrandesescolhas.com ou dulcebandeira@nullgrandesescolas.com.

“Consolidar a sub-região do Douro Superior, os seus produtores e os seus vinhos como expoentes da qualidade da feira do vinho em Portugal” é o objetivo do certame, de acordo com o comunicado dos responsáveis. A organização é da autarquia local e a produção da revista “Grandes Escolhas”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT