NiTletter
Comida
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Gourmet e Vinhos

Fitapreta é o grande vencedor dos prémios de enoturismo em Portugal

Nesta quinta edição, foram entregues distinções em 15 categorias, desde espaços a personalidades importantes do setor.

Em novembro de 2024, Portugal foi eleito como “Melhor Destino de Enoturismo do Mundo”, pela FIBEGA (Feira Internacional de Turismo Gastronómico). Agora, a quinta edição dos prémios APENO — Associação Portuguesa de Enoturismo revela os projetos e personalidades que mais se distinguiram no setor ao longo do último ano.

Fitapreta, o projeto de António Maçanita, foi o grande vencedor da cerimónia, na categoria Melhor Enoturismo. De entre as várias qualidades desta herdade que fica a poucos quilómetros de Évora, existe de facto uma característica que se destaca da concorrência. O espaço, inaugurado em dezembro de 2019, está inserido num antigo paço medieval, que se transforma num cenário verdadeiramente mágico ao pôr do sol.

“Ficámos muito felizes”, reagiu Alexandra Maçanita, mulher do produtor e manager do enoturismo. “É o resultado merecido de um trabalho extenso feito nos últimos anos, com a transformação do paço do século XIV numa adega do século XXI. E que tem, claro, o fator humano. É uma equipa muito boa, com atenção ao pormenor e que sinto que tanto entrega uma experiência a um curioso pelo vinho como a qualquer profissional ou crítico”.

Além de uma variedade de provas do produtor (a partir de 30€), por aqui é possível viver várias experiências originais, como fazer a vindima ou cozinhar realmente os sabores locais que vão depois ser harmonizados com os vinhos desta herdade com cerca de 100 hectares. O local também costuma ser casa para eventos corporativos, festas ou casamentos.

A mais recente novidade, inaugurada em fevereiro, é o restaurante A Cozinha do Paço, que tem o chef madeirense Afonso Dantas ao comando. Com apenas 16 lugares, nesta experiência intimista são servidos vários menus de degustação, com foco nos produtos alentejanos. Os preços começam nos 67€ por pessoa. Este fator poderá ter sido um ponto extra para alcançar o grande prémio da APENO.

“O chef tem um enorme potencial, mas já oferece uma fantástica experiência a quem nos visita. Temos pessoas que elogiam a refeição neste espaço, comparando-a até com idas que já fizeram a restaurantes estrela Michelin”, acrescenta Alexandra, que já se prepara para os próximos passos no crescimento da Fitapreta. “Temos um projeto para criar alguns quartos na herdade, com algumas obras no monte e na Casa do Capelão”.

Os prémios APENO pretendem destacar o melhor que se faz no lifestyle em Portugal, através de 15 categorias que vão de sommeliers a salas de prova, até restaurantes, estadias, sustentabilidade, inovação e eventos. Conheça a lista completa dos vencedores desta edição.

Melhor Enoturismo Urbano
Cave Lusa

Melhor Profissional
Luísa Rebelo – Torre de Palma

Melhor Estadia
Monverde Wine Experience Hotel – Quinta da Lixa

Melhor Restaurante
Quinta do Quetzal

Melhor Chef de Cozinha
David Jesus – L’AND Vineyards

Melhor Sommelier
Sílvia Gomes – WOW

Melhor Sala de Provas
Quinta da Vacaria – Sala Vintage

Melhor Empresa de Turismo
Pipadouro

Melhor Projeto Inclusivo
Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito

Melhor Projeto Sustentável
Herdade da Malhadinha Nova

Melhor Loja
Quinta da Aveleda

Melhor Arte e Cultura
Quanta Terra

Melhor Inovação e Tecnologia
Yon Wine

Melhor Hospitalidade
Ventozelo Hotel & Quinta.

Os vencedores — eleitos por um júri composto por mais de 250 personalidades — foram revelados num evento de gala, que decorreu no dia 30 de maio, na Quinta do Castelo, em Nelas.

“A nossa gala anual não é uma simples noite de entrega de prémios, é também um momento de reencontro e de bom convívio entre todos os profissionais do setor. Desta vez, estivemos no coração da região do Dão, em Nelas, e o objetivo é levar esta festa a todas as regiões do país. Num ambiente elegante e diferenciador, tentamos acolher os nossos convidados de forma descontraída e divertida para que se sintam bem, parte desta festa, que é, afinal, de todos nós”, afirma Maria João de Almeida, presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo.

A apresentação do evento ficou a cargo da radialista Joana Cruz, numa noite que terminou com um concerto dos HMB. A refeição foi preparada pelo chef Henrique Ferreira, onde os pratos típicos da região do Dão estiveram em destaque.

Este artigo foi escrito em parceria com a APENO — Associação Portuguesa de Enoturismo.