Gourmet e Vinhos

Flutes e pauzinhos ao ar: chegou o espumante rosé perfeito para acompanhar sushi

O Espumante 1836, Super Reserva Rosé 2019 é a grande novidade do final de 2022 da Companhia das Lezírias.
Um espumante rosé para celebrar todos os momentos bons.

O barulho tradicional do pop que uma rolha faz quando salta de uma garrafa de espumante é um símbolo de grandes celebrações. Seja uma Passagem de Ano, um aniversário ou uma festa inesperada, todos gostamos de brindar com as flutes rodeados de amigos. A pensar especialmente nesta época festiva, a Companhia das Lezírias acaba de lançar o Espumante 1836, Super Reserva Rosé 2019.

“A gama 1836 conta já com um vinho tinto, um branco e um espumante branco. Este último tem uma relação excelente de qualidade-preço e quisemos subir a fasquia. Para isso criámos este rosé, pois nos espumantes, o rosé é rei”, explica à NiT o enólogo David Ferreira, autor desta “receita”.

As uvas da vinha do Mel, que se encontra entre florestas na região do Tejo, deram origem a este espumante que contou com intervenção humana limitada, tanto no que diz respeito ao controlo da vinha, à ausência do uso de herbicidas, como no facto de não terem sido adicionados quaisquer açúcares. O enólogo diz mesmo que este espumante “vem homenagear duas senhoras, a Senhora Companhia — o nosso território, o nosso património e as nossas pessoas —, mas também homenagear a Touriga Nacional, que é uma casta que tem um potencial tremendo para fazer coisas muito versáteis”.

Com 5 por cento de tinto desta famosa casta e o restante composto por vinho da mesma uva — mas apanhada mais cedo —, David Ferreira transformou este rosé num espumante pela técnica de “saignée”, em que o mosto obtido é fermentado à temperatura de 18ºC em cubas de inox, o vinho de base foi refermentado em garrafas durante cerca de dois meses com controlo de temperatura e as garrafas repousaram na cave durante 26 meses para extrair a bondade das lias de fermentação.

No aroma, o enólogo destaca “o fruto subtil, que é o ideal num espumante, com notas tropicais, mas também uma sensação picante, semelhante ao gengibre”. Com uma espuma cremosa e suave, mas um final persistente que fica, como se diz em nota de prova, o Espumante 1836, Super Reserva Rosé 2019 é perfeito como aperitivo — mas também uma bela opção para acompanhar sushi e outros pratos frescos, como marisco. Assim, se não sabe ainda com o que vai contribuir para a festa de Passagem de Ano em casa dos amigos, tem aqui uma ótima opção.

Esta é uma das grandes apostas da Companhia das Lezírias no reforço da sua gama premium. O espumante já está à venda nas lojas, mas pode também encontrá-lo no site da empresa. Cada garrafa custa 30€.

Carregue na galeria para conhecer outras ofertas da marca e que podem dar ótimos presentes de Natal.

Este artigo foi escrito em parceria com a Companhia das Lezírias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT