Gourmet e Vinhos

Foram apreendidos mais de 8 mil litros de aguardente de medronho no Algarve

A investigação da GNR durava há oito meses e passou por duas destilarias de Loulé. A apreensão vale mais de 235 mil euros.

A GNR apreendeu esta terça-feira, 5 de abril, mais de 8 mil litros de aguardente de medronho em Loulé, no Algarve. A investigação já durava há oito meses e terminou esta semana. Em causa estavam suspeitas de crime aduaneiro. Segundo a agência Lusa, aqui citada pelo “Sapo24”, foram identificadas cinco pessoas.

O processo envolveu 20 mandados de captura, duas destilarias, 10 armazéns para depósito e ainda oito veículos. No total a apreensão foi feita a 8.285 litros de aguardente. A GNR explicou que se a bebida tivesse ido para o mercado, o estado seria lesado em quase 100 mil euros.

O valor da aguardente de medronho apreendida ascende aos 237.520,42 euros, sendo que a introdução no mercado deste produto teria causado um prejuízo ao Estado Português, em sede de Imposto Especial de Consumo e de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), num valor aproximado de 99.151,42 euros”, explicou a GNR.

O processo da operação denominada “ARBUTOS I e II” está neste momento no Tribunal Judicial de Loulé e Olhão. Esta ação teve o objetivo de verificar o cumprimento das leis relativas à produção e armazenamento de bebidas alcoólicas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT