Após várias paragens pelo mítico café do Aires, o fervoroso bairradino Bruno Aleixo terá sentido a falta de um travo mais picante nos seus pedidos. A famosa personagem de animação decidiu ir além dos vinhos, que já lança desde 2022, e criar também molhos que prometem deixar a boca a arder.
Criada em parceria com a marca Chilli Culture, a edição especial é composta por um pack para três níveis de resistência. “LOL” tem a intensidade mínima, “FOSCA-SE!” eleva o desafio com o nível 4 em 5 e, por fim, “NUCLEAR” atinge o nível máximo na escala de intensidade.
Cada proposta foi desenhada a pensar em personagens deste universo. A primeira, por exemplo, conta com o nome de Renato Alexandre na etiqueta. É feita com jalapeños com lima, dando um travo mais ácido e um sabor picante mais delicado.
No caso de “FOSCA-SE”, com o rosto de Bruno Aleixo, a composição conta com habanero com limão, coentro e cebolinho. “Para aquela rapaziada que diz sempre ‘ai, credo, isso só pica… não acrescenta sabor nenhum’, aqui está um molho para lhes calar as bocas sujas”, pode ler-se na descrição do produto.
O nível máximo, nuclear, conta com a pimenta Carolina Reaper fumada, variedade da espécie Capsicum chinense. O responsável é o Homem do Bussaco, que deixa o conselho: “Metam nos grelhados feitos na chapa, para parecer que foram feitos na brasa.”
A edição especial está disponível no site da Chilli Culture. O pack custa 36€. Cada frasco conta com 100 mililitros.
Como surgiu a Chilli Culture
Após trabalhar vários anos como diretor hoteleiro, Leandro Santos, 39 anos, decidiu experimentar o outro lado do negócio. Não saiu de Curia, pequena aldeia pertencente ao concelho de Anadia, a meia hora da cidade de Coimbra, mas tirou um ano sabático, em 2023, e avançou com um sonho antigo.
“Tudo nasceu de uma brincadeira há mais de dez anos. Na altura, trabalhava com um chef que me deu imensas malaguetas. Levei-as para casa, organizei um jantar com amigos e, no convívio, decidimos começar a comê-las e colocar na comida. Foi uma galhofa”, recordou, na altura, à NiT.
Quase como um desafio pessoal, começou a explorar e tentar encontrar o ingrediente nos cozinhados. Até que chegou à primeira receita de molho picante caseiro, que oferecia aos amigos mais próximos.
Em novembro de 2023, lançou oficialmente a Chilli Culture, resultado de muita pesquisa. A gama foi criada a pensar nos verdadeiros fãs de picante, que procuram um complemento à refeição, “sem destruir o paladar do prato”.
T odos os frascos precisam de passar por um período de fermentação mínima de sete dias, onde a malagueta é deixada em salmoura. Este é passo que permite estabilizar a receita e dar-lhe um sabor mais intenso. A receita base, além da pimenta, leva alho, cebola, sal e açúcar.
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