Comida
ROCKWATTLET'S ROCK

Gourmet e Vinhos

Este frango assado crocante é fácil de fazer e vai ser um sucesso nos almoços de domingo

Tem a assinatura de Tiago Silva e é uma variação de uma receita bem conhecida dos portugueses.

É uma receita bem conhecida dos portugueses, embora ao longo dos anos tenha sido batizada com nomes ofensivos. Tudo porque a confeção exige que alguns dos condimentos sejam precisamente colocados no interior do frango.

A sua fama cresceu precisamente porque cria um frango saboroso com pouquíssimo trabalho. Esta versão que revelamos tem a assinatura do chef Tiago Silva, ex-concorrente do “MasterChef”, que partilhou com os seus seguidores a receita a que chama “frango à paneleiro”.

Esta receita específica usa algumas variações, neste caso o uso da mostarda e do whisky.

No vídeo que partilhou no seu Instagram, descreve o prato como “crocante por fora e suculento por dentro”,. Apesar de demorar algum tempo a cozinhar no forno, a sua execução é fácil e rápida.

Do que precisa:

— 2 frangos
— 10 dentes de alho
— 2 folhas de louro 
— 1 c. chá de picante 
— 2 c. sopa de mostarda
— 2 cubos de manteiga
— 2 ramos de salsa
— 1 cálice de whiskey 
— 2 limões
— 1 laranja 
— 1 c. chá de sal
— pimenta preta a gosto

Como se faz:

Comece por colocar mostarda nos dois frangos e massaje. Depois terá de temperar a carne com sal, pimenta e molho picante. Esmague os dentes de alho e coloque-os dentro dos frangos juntamente com a manteiga, o louro, a salsa e meio limão.

Depois de temperados e recheados, coloque os frangos num tabuleiro de ir ao forno antes de juntar os restantes dentes de alho que sobraram. Para criar um perfil de sabor mais complexo, acrescente o sumo de laranja e o sumo de limão por cima, antes de adicionar o cálice de whiskey.

Já no forno, os dois frangos deverão ficar a cozinhar 20 minutos de cada lado a 180ºC. Passado esse tempo, terá de os deixar ficar no forno durante mais dez minutos de cada lado a 200ºC para que fiquem com textura crocante. Depois é só servir com arroz, salada ou batatas fritas.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por TIAGO SILVA [Chef & Receitas] (@qchef_ochefemtuacasa)

Caso queira também servir sobremesa, a NiT juntou várias receitas que pode recriar este verão. Carregue na galeria para conhecer 10 receitas de gelados com diferentes sabores.

ARTIGOS RECOMENDADOS