Gourmet e Vinhos

Fumeiro, bola doce e posta. Vem aí a 25.ª edição dos Festival dos Sabores Mirandeses

Uma oportunidade para apreciar as tradições únicas da região e provar vários pratos e produtos típicos do Planalto Mirandês.
Celebra o fumeiro do Planalto Mirandês.

Queijos, vinho, fumeiro, uma capa mirandesa, um canivete de Palaçoulo ou uma gaita de foles. Estas são apenas alguns dos produtos típicos de Miranda do Douro, em Trás-os-Montes, que poderá provar e comprar na 25.ª edição do Festival dos Sabores Mirandeses. Entre 16 a 18 de fevereiro terá oportunidade de apreciar e provar os sabores tradicionais da região, conhecidos pela sua autenticidade e qualidade.

Se não souber por onde começar, não se preocupe: a NiT indica-lhe algumas das propostas imperdíveis que poderá descobrir nos 70 expositores. Certamente já ouviu falar da bola doce mirandesa — o ex-líbris da cidade, com um sabor intenso a canela e a massa semelhante à do folar, mas mais fina, normalmente consumida na Páscoa. 

Ali também será possível encontrar uma variedade de pratos típicos mirandeses, como a posta mirandesa, assim como outras carnes típicas de várias raças DOP (seja a vitela, o cordeiro de Raça Churra Galega Mirandesa, porco e seus derivados) — como é o caso do butelo com cascas. Os produtos do fumeiro, dos vários chouriços à alheira, são outros dos destaques do festival.

No que toca aos doces, também poderá provar os roscos, biscoitos em forma de argola, bastante estaladiços, perfeitos para quem prefere bolos com pouco açúcar. Já os sodos, também conhecidos por “económicos” precisamente por renderem muito, são uns bolos simples amassados com azeite e aguardente. 

Além da vertente gastronómica, o Festival dos Sabores Mirandeses também oferece atividades e animação para todos os gostos. Haverá espaço para mostrar outras tradições regionais, como o dialeto mirandês, a música dos gaiteiros e danças dos pauliteiros, ou as danças mistas das Terras de Miranda e do Planalto Mirandês.

O festival terá lugar no Jardim dos Frades Trinos, em Miranda do Douro, numa tenda climatizada de cerca de 500 metros quadrados, onde estarão presentes diversas tasquinhas para provar os sabores mais genuínos e locais. 

A programação conta ainda com concertos de Ana Laíns (sexta-feira, 16 de fevereiro, pelas 23 horas) e DOMINGUES (no sábado, 17 de fevereiro, pelas 22 horas). O cartaz completo do Festival dos Sabores Mirandeses está disponível online. A entrada é gratuita. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT