O cogumelo é um ingrediente fundamental na cozinha portuguesa, sobretudo por termos um solo tão rico. Para promover o património fúngico e as mais de 500 espécies que nascem na serra da Gardunha, está a chegar a 14.º edição do Míscaros Festival do Cogumelo, nos próximos dias 17 a 19 de novembro, na aldeia do Alcaide, no Fundão.
Durante este período, vai haver passeios micológicos, momentos de degustação, tertúlias e demonstrações culinárias orientadas por vários chefs. Vão ainda estar disponíveis 20 variedades distintas de cogumelos, feitos por produtores certificados para garantir a segurança alimentar.
O evento vai estar dividido por zonas específicas da aldeia. A rua Torre Sineira e a Praça Gil Pinheiro vão acolher demonstrações culinárias, orientadas pelos chefs com estrelas Michelin Alexandre Silva e António Loureiro. Pode ainda visitar as bancas de artesanato, o mercado e o atelier. O habitual almoço comunitário está marcado para o último dia, 19 de novembro.
O destaque das atividades vai para a oficina com direito a passeio fotográfico com Miguel Proença, no sábado, 18 de novembro. O premiado fotografo vai orientar os participantes pela floresta da Gardunha, onde poderão fotografar a natureza. As melhores fotografias serão expostas na próxima edição. Para participar pode-se inscrever através do email (miscarosfestivalinscricoes@nullgmail.com) ou pelo formulário. O preço é de 15€, com direito a almoço. Mas é necessário levar material próprio.
Uma das preocupações desta edição é a sensibilização ambiental — já que o festival não utiliza plástico desde 2015. Este ano, foi realizada uma recolha de lixo na serra da Gardunha, que será reaproveitado para fazer parte da decoração, feita em parte por miúdos da escolha do Alcaide.
Ver esta publicação no Instagram