Estima-se que existam, em Portugal, mais de três mil espécies de cogumelos. A atenção vira-se, sobretudo, para os comestíveis e não há melhor sítio para os encontrar do que a serra da Gardunha e as suas 500 espécies.
Nem de propósito: estamos também em contagem descrescente para a 16.º edição do Míscaros Festival do Cogumelo. O evento acontece entre 13 e 17 de novembro, na aldeia do Alcaide, no Fundão.
A edição deste ano quer sensibilizar para a preservação e necessidade de regeneração dos solos onde nascem os cogumelos. A organização quer, ainda, demonstrar outras utilizações que o fungo pode ter fora da cozinha.
“O Míscaros tornou mais conhecidas as muitas formas como o cogumelo pode ser cozinhado e contribuiu para que várias espécies venham sendo descobertas para consumo. Este ano queremos mostrar como o cogumelo pode ser utilizado de forma diferente, por exemplo, para fins medicinais, na ciência e mais valências que possa ter”, sublinhou Fernando Tavares, citado pelo “Público”.
Durante os próximos dias haverá passeios micológicos, momentos de degustação, tertúlias e demonstrações culinárias orientadas por chefs. Vão ainda estar disponíveis 20 variedades distintas de cogumelos, feitos por produtores certificados para garantir a segurança alimentar.
O evento vai estar dividido por zonas específicas da aldeia que vão acolher também demonstrações culinárias, orientadas pelos chefs com estrelas Michelin Alexandre Silva e António Loureiro. Pode ainda visitar as bancas de artesanato, o mercado e o atelier.