A Artisani celebra 16 anos de atividade e, para assinalar o aniversário, lança esta sexta-feira, 21 de março, um novo gelado que pisca o olho à tendência mais viral dos últimos tempos: o chocolate do Dubai. Com o nome Chocolate do Dubai, a edição limitada combina gelado de pistácio, creme de pistácio com kadaiff e placas de chocolate de leite finas — e custa 3,95€.
A proposta chega numa altura em que o chocolate original gerou autêntica histeria. Esta quinta-feira, 20 de março, muitos portugueses correram aos supermercados da cadeia alemã para conseguir uma tablete da J.D. Gross recheada com pistácio. Em poucas horas, desapareceram das prateleiras. O fenómeno foi tal que as tabletes começaram a ser revendidas na plataforma Vinted por valores entre os 40 e os 100 euros.
O doce tornou-se viral graças a um vídeo da influenciadora Maria Vehera, em 2023, mas a receita original pertence à marca Fix Dessert Chocolatier, dos Emirados Árabes Unidos. A fundadora, Sarah Hamouda, revelou que a inspiração veio do knafeh, uma sobremesa tradicional do Médio Oriente. Desde então, a procura disparou de seis para 500 pedidos por dia — e o chocolate tornou-se objeto de culto.
Em resposta ao fenómeno, a Artisani propõe agora a sua versão artesanal e (ainda) disponível. Mas as novidades não se ficam por aqui: a marca portuguesa prepara-se para abrir uma nova loja no centro de Lisboa ainda este mês, que reforça a presença na Grande Lisboa, com espaços em São Domingos de Benfica, Campo de Ourique, Telheiras, Algés, Marquês de Sá da Bandeira e Avenida Álvares Cabral.
