Gourmet e Vinhos

Gelado da Mercadona invade congeladores dos portugueses. Compram 18 mil por mês

É um dos mais recentes sucessos da cadeia espanhola. "Os pedaços crocantes e o topping de caramelo salgado tornam-no explosivo."
Sabe bem em qualquer altura.

A discussão é eterna: o gelado sabe melhor no verão ou no inverno? De um lado colocam-se aqueles que defendem que as sobremesas mais frias são mais saborosas quando as temperaturas sobem e usam até a matemática para justificar a posição. Do outro estão aqueles que preferem saborear um doce do género enrolado em mantas no sofá. Não sabemos quem ganha, mas sabemos que há um gelado que nos últimos tempos invadiu as casas de milhares de portugueses. Está à venda na Mercadona e junta tem pedaços de caramelo salgado.

A história é fácil de contar: chegou discretamente às lojas da cadeia espanhola no verão de 2022 e, agora, tornou-se viral nas redes sociais. “São vendidas cerca de 18 mil unidades todos os meses”, revela a marca. Mas, afinal, o que tem de especial?

O segredo, garantem os responsáveis da retalhista à NiT, está na combinação de diferentes texturas e sabores. “Nesta altura do ano os portugueses optam por comer mais gelados em casa e esta junção do sabor a caramelo, reforçado pelos pedaços crocantes e do topping de caramelo salgado tornam-no explosivo”, começam por explicar.

Como já aconteceu com outras sobremesas da Mercadona, o hype em torno deste gelado nasceu no TikTok. Os vídeos com provas e avaliações multiplicam-se na rede social e não se tem falado de outra coisa. E não é difícil perceber por quê. O gelado é uma sobremesa tão consensual que é muitas vezes servida em jantares com familiares e amigos. E as embalagens de um litro ou 500 mililitros disponíveis nos supermercados acabam por ser a escolha mais em conta. Se a isso juntarmos o facto de ser um sabor diferente, que mistura o doce do caramelo, com o salgado, temos a fórmula mágica para o sucesso.

A embalagem que deve procurar nos frios.

Na verdade, a receita foi criada pela Hacendado, a marca alimentar da retalhista espanhola, mas é produzido na Alemanha. “É elaborado com nata, leite magro concentrado, leite condensado, ao que juntamos xarope de glucose para fazer o caramelo e leva ainda açúcar e gema de ovo em pó para ficar cremoso”, descreve a retallhista.

Sabemos que é difícil resistir-lhe, mas é melhor não fazer como vemos nas comédias românticas e comer uma caixa inteira enquanto vê televisão: por cada 100 mililitros estará a ingerir 275 calorias; 63 gramas de gorduras; 28 de hidratos de carbono, 27 dos quais açúcares; 3,8 de proteína e nenhuma de fibra.

Se tivermos em conta que cada embalagem tem 500 mililitros feitas as contas, por cada embalagem consumirá cerca de 1375 calorias — o valor recomendado para um dia inteiro.

O gelado de caramelo salgado está à venda em todas as lojas da marca, na secção de congelados e cada caixa custa 3,30€.

No fundo, este é apenas mais um dos produtos da retalhista espanhola que se tornaram fenómenos de vendas através do passa-palavra. E, como tem sido habitual, quando se cruzarem com a sobremesa — e os elogios que o acompanham nas redes sociais — muitos portugueses vão fazer uma espécie de peregrinação à loja mais próxima (que até pode ser a dezenas de quilómetros). Afinal, todos a querem provar.

Descubra ainda o detergente da Mercadona que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens por dia. Os Sobaos são outros dos doces recentes que têm levado a uma peregrinação às lojas da cadeia.

Carregue na galeria e conheça outros dos produtos mais vendidos nas lojas da cadeia espanhola em Portugal.

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