Gourmet e Vinhos

Gulato: a marca portuguesa de gelados que já faz filas em Paris

A gelataria começou por vendes os doces em triciclos. Duas francesas apaixonaram-se pelo conceito e levaram-no para a capital francesa.
Abriu a 1 de maio com longas filas.

A Gulato tornou-se num dos locais de passagem obrigatória para todos os que passam pela praia da Comporta. Foi o caso de Clara Lavail e Salomé Tibi, que desde que experimentaram os gelados da marca não descansaram até os conseguirem levar para Paris.

As jovens empreendedoras fizeram a proposta à Gulato em novembro de 2023, com o objetivo de abrir o espaço antes dos Jogos Olímpicos. A 1 de maio inauguraram o novo espaço no número 72 da Rue Condorcet, bem próxima da Basílica de Sacre Coeur. E não podia ter corrido melhor. “A inauguração contou com uma fila de clientes por mais de quatro horas seguidas.”

As receitas são as mesmas que foram desenvolvidas durante os últimos cinco anos na Comporta e que agora serão levadas aos franceses. Os gelados podem ser pedidos da forma mais tradicional, em cone e copo, nas tais novas taças, crepes e waffles, mas também em caixas de take-away. 

A Gulato é um projeto de Gonçalo Diniz e Pedro Machado — recorde a história da sua criação neste artigo da NiT. Em 2018 viajaram de mota pela Europa durante três meses. O percurso começou em Inglaterra, passou pela Suíça, Alemanha, Estónia, Áustria, Montenegro e Croácia. Em Dubrovnik apanharam um ferry para Bari, rumo ao destino final em Itália: Bolonha.

Ficaram um mês em Itália, para aprenderem a fazer gelados artesanais, técnicas que viriam a pôr em prática em Portugal, na Comporta, na gelataria que abriram em 2019. Gonçalo Diniz e Pedro Machado viviam há mais de 15 anos em Londres. Gonçalo trabalhava na área da fotografia e Pedro em dança contemporânea.

A marca ganhou algum prestígio e já fornece alguns hotéis e restaurantes, tanto na zona onde fica a loja, como no Sonae Tróia, Sublime Comporta Hotel, mas também em Lisboa, como é o caso da PizzaGiram, em Santos, e da Madalenas, no Restelo. Para breve está a chegada dos vários sabores até à Quinta do Saloio, no Estoril.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT