Gourmet e Vinhos

Vem aí um festival onde só se comem ovos moles, cornucópias e doces conventuais

Vila Viçosa é a anfitriã do evento gastronómico que terá lugar no antigo Convento dos Agostinhos entre 24 e 26 de janeiro.
Está de volta.

Vila Viçosa, embora pequena, é conhecida como a Princesa do Alentejo pelo seu importante património. Foi também terra de uma das mais ilustres poetisas portuguesas, Florbela Espanca, que é um dos grandes motivos para visitar esta vila-museu. De 24 a 26 de janeiro tem mais um motivo para o fazer: o festival de doçaria conventual.

Os doces de ovos e outras especialidades serão os protagonistas do evento que acontecem no antigo Convento dos Agostinhos, em Vila Viçosa. A iniciativa promovida pela autarquia pretende promover a doçaria conventual portuguesa e os produtos tradicionais.

Além dos doces feitos com as receitas regionais, irão ter lugar dois concursos durante o festival. Um será pensado para os expositores e outro para os visitantes, em que as mãos mais experientes poderão apresentar as especialidades de cada uma. O vencedor irá receber, depois, um prémio dado pela autarquia.

“Este concurso pretende ser uma forma de preservar e divulgar a doçaria conventual portuguesa, motivar os doceiros para a confeção de receitas que permitam manter a tradição da doçaria originária dos conventos portugueses e incentivar a utilização de ingredientes que permitam manter a qualidade e genuinidade das receitas de doçaria conventual nacional”, descreve a organização no regulamento do mesmo.

Quem não quiser meter a mão na massa pode apenas visitar o espaço e provar alguns dos doces mais típicos do País. A entrada é livre.

 

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT