Gourmet e Vinhos

Há mais de 50 cervejas artesanais para provar na primeira edição do Guimarães Beer Fest

Para experimentar o que lhe apetecer, tudo o que precisa de fazer é adquirir um copo especial no valor de 4€.
Fotografia: Josh Olalde no Unsplash.

De 1 a 4 de dezembro, em Guimarães, todas as atenções estarão voltadas para a cerveja artesanal. Naquela que será a primeira edição do Guimarães Beer Fest — Winter Edition, a realizar-se na antiga Fábrica de Curtumes da Ramada, agora Instituto de Design, os visitantes vão ter a oportunidade de provar mais de 50 exemplares da bebida alcoólica feita a partir da fermentação de cevada e lúpulo.

Alma, Deuses do Malte, Gulden Draak Portugal, Letra, Post Scriptum Brewery, Iberwolf, Love Craft, Nortada, Praxis e Boazona são as marcas nacionais com presença confirmada no evento. Durante quatro dias, estas irão apresentar as suas referências mais indicadas para apreciar na estação fria. A Roman, Balladin, Riegele e BrewDog, que chegam, respetivamente, da Bélgica, Itália, Alemanha e Reino Unido, têm a cargo as propostas internacionais. Para que ninguém fique de fora, no recinto também serão servidas sidras e kombuchas.

Concertos de música portuguesa, brasileira e eletrónica, assim como espetáculos de comédia, workshops de cerveja e um mercado, compõem a programação da iniciativa, pensada para os “que querem descobrir a cultura cervejeira e a tradição da cidade de Guimarães”, adianta João Machado, co-organizador do evento, citado em comunicado.

Para experimentar o que lhe apetecer, tudo o que precisa de fazer é adquirir um copo especial no valor de 4€. O objeto vai dispor de um QR Code, a partir do qual os interessados conseguem votar em categorias como “melhor cerveja”, “melhor rótulo” e “cerveja mais inovadora”. Entre uma bebida e outra, pode petiscar nas carrinhas de street food espalhadas pelo recinto.

A festa, a primeiro do género na região, arranca sempre ao meio-dia (exceto na sexta-feira, dia em que começa pelas 15 horas), e estende-se até às duas na manhã — menos na quinta-feira, data em que encerra à meia-noite.

Enquanto espera pelo início do festival, carregue na galeria para conhecer alguns dos bares de Lisboa em que não falta cerveja.


ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT