gourmet e vinhos

Best Wine of the World elegeu este vinho português como um dos melhores do mundo

A Best Wine of the World analisou mais de 200 mil referências. Entre elas há uma nacional que se destaca.
Está entre os melhores.

O BWW, como é conhecido, não é uma qualquer marca de carro de luxo como numa rápida leitura pode levar ao engano. É a sigla para Best Wine of the World, aquele que é o maior concurso de vinhos em todo o mundo. Destaca-se pelo número de referências analisadas, bem como pelos jurados envolvidos. Na edição de 2021 dos prémios houve um vinho português entre os melhores, no meio das várias categorias atribuídas.

A base do Best Wine of the World foi o Tastingbook, um site com junta informação sobre vinhos de todo o mundo. Este ano estiveram em concurso 204.675 referências de todo o mundo num total de três milhões de votos feitos por vários especialistas.

Os votos dos mais de 190 mil profissionais do setor de 115 países realizaram-se durante um período de três meses. Após essa recolha, só os 100 vinhos mais votados em cada categoria passaram às finais que se realizaram em dezembro.

Nova ronda de provas, desta vez com um grupo de 11 mil jurados, entre bloggers, jornalistas da área e até fornecedores. O único português na lista dos melhores é o Niepoort Vintage Port 2017, do Douro. Está disponível na garrafeira nacional por 99,90€.

Venceu na categoria de Melhor Vinho do Porto do Mundo. Entre outras referências destacadas estão o Melhor Vinho Branco, para o Penfolds Yattarna Bin 144 Chardonnay 2018, da Austrália; o Melhor Tinto do Mundo para o francês Château Mouton Rothschild, de 2018; ou o Melhor Rosé para o  Ixsir Grande Réserve Rosé, 2018 do Líbano.

Houve ainda prémios para os melhores champanhes e espumantes, vinhos doces, Pinot Noir ou Cabernet Sauvignon.

A Best Wine of the World já abriu as inscrições para a edição de 2022. É através do site que os produtores podem fazer o registo das referências até 1 de fevereiro.

A Tastingbook começou em 2015 e com informações de vinhos de todo o mundo. São mais de 11 mil os profissionais que o mantém constantemente atualizado.

A referência em destaque.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT