Gourmet e Vinhos

Há vinhos altos com “personalidade única” para provar em Alijó

A edição deste ano conta com 50 produtores vitivinícolas do concelho. Há degustações gratuitas, concertos e fogo de artifício.
Com muito por ver.

A Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos está de regresso a Alijó, vila localizada na sub-região do Douro, no distrito de Vila Real. A iniciativa organizada pela autarquia acontece já este fim de semana, de 14 a 16 de junho, no Parque da Vila.

O objetivo é dar a conhecer os sabores do planalto e “a personalidade única dos vinhos produzidos em cotas mais elevadas, entre os 500 e 700 metros de altitude”.

“Aquilo que de melhor se faz neste território resulta de uma harmoniosa combinação entre tradição e inovação, entre respeito pelo passado e criatividade virada para o futuro”, realça o presidente da Câmara Municipal, José Paredes.

A mostra conta com 50 produtores vitivinícolas, de pequena, média e grande dimensão do concelho, bem como expositores de outros produtos regionais como o azeite, o pão, bola de carne, mel, doçaria à base de figo e os energéticos frutos secos. O recinto inclui também uma zona de restauração.

A programação inclui ainda degustações gratuitas, um concurso para distinguir os melhores vinhos, provas comentadas e concertos. O cartaz conta com atuações de Virgul (14), Jorge Palma (15) e os Galandum Galundaina (16), que irão atuar com a Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua, uma das mais antigas do País. A festa termina no domingo (16), com um espetáculo de fogo de artifício, pelas 23 horas.

O objetivo é “oferecer aos visitantes uma oportunidade única para aprofundarem o seu conhecimento sobre aquilo que de melhor a região tem para oferecer”, sublinha o autarca. A entrada na Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos é gratuita.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT