“Ao contrário do que a maioria pensa, o nosso nome é mesmo Brownie., com um ponto final. Escolhemos este nome para mostrar que somos uma marca especializada em brownies artesanais, e originais, e que não pretendemos mudar”, explica à NiT Luiza Andrade, 30 anos. Nome explicado, assunto arrumado, interessa agora saber como começou o novo projeto que criou no final de outubro com o namorado Freddy Nogueira, 27 anos. E já agora agora também que sabores têm disponíveis e como se podem encomendar.
Foi durante um intercâmbio que fizeram nos Estados Unidos, entre 2014 e 2015, que se apaixonaram um pelo outro e também por brownies. Luiza é natural do Rio de Janeiro, Freddy de Fortaleza, no Brasil. Viviam em cidades separadas e assim foi durante a licenciatura, antes de decidirem vir para Portugal tirar um mestrado juntos.
“Terminamos os cursos de mestrado, eu na área da engenharia alimentar, e o Freddy em urbanismo sustentável, em 2019. Logo de seguida continuamos para o doutoramento nas mesmas linhas de pesquisa do mestrado e isto era a nossa principal ocupação até a criação da marca.”
Os brownies começaram a fazer parte das suas vidas nos Estados Unidos e continuam ao longo dos anos. “Era a sobremesa que Freddy praticamente comia no final de todas as nossas refeições. Quando voltamos, fiz algumas receitas que vi na Internet em casa, até que desenvolvi a minha própria, e que julgo ser perfeita, depois de algumas tantas tentativas”, continua Luiza.
Começou com algo mais tradicional, de chocolate, mas depois inovou para sugestões com chocolate branco e alperce, ou laranja e Nutella. No meio de várias criações, chegou a uma que levou mesmo a pensar mais seriamente em passar do hobby a um negócio.
“Cheguei ao doce de leite e apaixonei-me perdidamente. Vimos ali uma oportunidade de negócio, pois é difícil encontrar uma marca dedicada exclusivamente a brownies. Estava sempre a fazê-los em casa e todos os amigos elogiaram o jeito para a coisa.”
Parece que o percurso foi simples, mas há sempre questões que têm de ser melhor pensadas. “A parte mais difícil é acertar na proporção exata de açúcar para que o brownie crie a casquinha estaladiça característica sem ficar extremamente doce. Também devemos ter alguma atenção ao ponto exato de cozedura da massa, para não perdemos a humidade.”
Atualmente são 10 os sabores que têm disponíveis. Nos tradicionais tem o chocolate negro, chocolate branco e crocante, negro ou branco; os especiais de café, coco e lima; e os premium, com Nutella, Kinder Bueno, doce de leite Havanna e churros. Há ainda uma 11.ª variedade que muda todos os meses, ou se for muito apreciada não sai tão cedo.
“O brownie de fevereiro e março é o manteiga de amendoim. O sucesso foi tanto que decidimos prolongar a venda por mais um mês.” Os doces são vendidos em caixas de 200 gramas, para duas pessoas, 500 gramas, para seis, e até um quilo, para toda a família. Os preços variam entre os 7€ e os 24€.
O fabrico é artesanal e diário, sempre conforme os pedidos que têm. É num ateliê em Almada, na Margem Sul que são produzidos. A Brownie. faz entregas em Lisboa, na linha de Cascais, Odivelas e em algumas zonas da Margem Sul, como Seixal, Barreiro, Palmela e Setúbal. Conseguem ainda enviar por correio para todo o País, através dos CTT.
Os pedidos são feitos pela página de Instagram, de Facebook ou pelo número 911 510 377. O melhor é sempre encomendar com 24 horas de antecedência. Em breve vão lançar um site, mas não é a única ideia para a marca de futuro.
“Esperemos conseguir ainda em 2021 abrir um ateliê em Lisboa, que também funcionará como ponto de levantamento de encomendas”, conta Luiza.