Gourmet e Vinhos

Impecável. Vinho do Dão elogiado no “The New York Times” pela relação qualidade-preço

"É uma descrição bastante fiel deste tinto fresco, puro e floral", descreve o crítico do jornal norte-americano.
Bom e barato.

Encontrar um vinho que seja, simultaneamente, bom e fácil de encaixar no orçamento limitado da maioria dos comuns mortais pode ser um verdadeiro desafio. Afinal, nem todos temos disponibilidade para passar horas à procura dos melhores achados. Felizmente, há quem faça disso profissão — e partilhe o  seu rol de referências favoritas com uma boa relação qualidade-preço.

A mais recente lista do género publicada pelo “The New York Times” é uma boa fonte de inspiração para os apreciadores nacionais — no leque de vinhos com preços abaixo de 20 dólares (aproximadamente 18€) encontram-se várias sugestões produzidas em Portugal.

O Impecável Tinto Dão 2021 é uma delas, e por cá, pode comprá-lo por um valor ainda mais simpático — custa 10,90€ na Wome (a plataforma fundada por Filipe Rebelo, que a NiT já aqui lhe apresentou).

“Impecável é uma descrição bastante fiel deste tinto fresco, puro e floral, feito com a casta Touriga Nacional da região do Dão, em Portugal”, descreve Eric Asimov no artigo, destacando também o trabalho do enólogo Carlos Raposo.

Este monocasta, com 13 por cento de álcool, soma elogios dos críticos internacionais. “Um pouco apimentado, radiante de frutos vermelhos puros, mas com intensidade de sabor. Sedoso, de fazer crescer água na boca. Como é que alguém pode não gostar deste vinho?”, escreve Julia Harding na sua nota de prova.

“Textura encantadora com taninos muito finos e polidos e uma sensação de boca suave e flexível. Puro e delicioso, com notas de especiarias no final”, considera, por sua vez, James Suckling.

Soma elogios.

O jovem enólogo Carlos Raposo

O apaixonado por vinhos começou a estudar enologia e viticultura quando tinha apenas 16 anos. Depois, acabou por viajar para França, mais especificamente para as universidades de Borgonha e Bordéus para dar continuar a expandir os conhecimentos que já tinha adquirido previamente no nosso País.

Enquanto estudava, trabalhou em casa de vinhos e spots de enoturismo como Château Smith Haute Lafitte e Malescot Saint Exupery, em Margaux. Partiu depois para outros destinos, como Espanha, Estados Unidos e Austrália.

Quando regressou a Portugal, em 2011, começou a trabalhar com o enólogo e produtor Dirk Niepoort, na Quinta de Nápoles, no Douro. Carlos nasceu no Dão, onde continua a colher os frutos de anos de trabalho. No entanto, a sua área de intervenção já se expandiu à região dos Vinhos Verdes, no Minho.

Em 2018 lançou a própria marca, a Vinhos Imperfeitos, e foi através deste projeto que nasceu, em agosto de 2022, o Impecável — que agora soma elogios internacionalmente.

Carregue na galeria e conheça os outros rótulos nacionais destacados por Eric Asimov no “The New York Times”.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT