“Beber um café é, sem dúvida, uma experiência.” Na The Folks, defende-se que a tradicional expressão “tomar uma bica” adquiriu uma nova dimensão nos tempos que correm. Nos últimos dois anos, a marca expandiu o número de espaços dedicados ao café de especialidade para um total de cinco e, desde o início de julho, está a concretizar “o maior sonho de todos”: a inauguração de uma torrefação, onde torram os próprios grãos.
Os espaços de café de especialidade estão a proliferar na capital. Muitos importam os grãos que provêm de diversas partes do mundo, sendo torrados em Portugal e moídos na hora para preparar uma bebida que deve ser “saboreada com calma”. Os preços costumam ser mais elevados, mas isso não desmotiva aqueles que se consideram “verdadeiros amantes do café”.
Philipp Lytvynov, um dos responsáveis pela The Folks, já tinha partilhado com a NiT que acredita que Lisboa pode desempenhar um papel significativo no panorama das coffee shops, manifestando o desejo de “fazer parte dessa experiência”.
“A cultura do café é única. Encontrámos a nossa paixão nestes conceitos. O nosso trabalho contribui para o desenvolvimento da comunidade e promove um modo de vida mais sustentável. Além disso, acabamos por criar espaços onde os clientes podem socializar e conhecer pessoas que partilham interesses semelhantes. Somos, essencialmente, uma extensão da casa”, acrescenta a atual responsável pelo marketing da marca, Beatriz Águas Costley.
Após a abertura de cinco lojas, a The Folks deu mais um passo para ajudar Lisboa a consolidar-se como a capital do café. A marca atingiu uma das suas principais metas ao inaugurar a primeira torrefação, onde os grãos provenientes de países como a Etiópia e a Indonésia são torrados.
A fábrica está situada em Famões, Odivelas, e é liderada pela iraniana Sara Abdi, que começou a sua trajetória nesta área na Turquia. Iniciou-se como barista, tornou-se formadora e, em seguida, especializou-se na torrefação. Hoje, é uma das especialistas na área e mudou-se para Lisboa para liderar a torrefação na The Folks.
Sob a sua supervisão, os grãos são torrados e transformados para criar o café da marca. “Atualmente, já conseguimos produzir toneladas de café. O nosso objetivo é crescer e continuar a explorar o nosso produto. Temos uma variedade que abrange desde o expresso ao café filtrado, mas queremos desenvolver mais sabores e, eventualmente, comercializá-los a outras coffee shops.”
O café pode ser adquirido no site e está disponível em várias moagens, adaptadas a diferentes tipos de máquinas de café. Uma embalagem de 250 gramas varia entre 17€ a 21€, dependendo das especificações.
Para quem preferir, é possível visitar qualquer uma das lojas da The Folks e solicitar uma embalagem. O café é moído na hora, na presença do cliente, e embalado com instruções sobre como prepará-lo em casa. “Dispomos de cinco variedades de café filtrado, todas mais leves e menos ácidas, que podem ser degustadas. Por isso, sempre oferecemos uma chávena para que o cliente possa experimentar antes de decidir. O objetivo é proporcionar uma experiência quase luxuosa, mesmo no que toca a um hábito tão quotidiano como tomar um café”, revela a responsável de marketing.
Na The Folks, é possível encontrar os clássicos como o expresso (1,50€), o americano (2,50€) ou o cappuccino (3,50€), além de bebidas exclusivas como o raf lime vanilla (5€) e o pistácio latte (5€).