Jornalistas internacionais, gestores de cadeias hoteleiras de luxo ou profissionais do setor. Todos se irão reunir durante uma semana para conhecer os trunfos que Portugal tem para apresentar ao mundo do enoturismo. Uma oportunidade para que este segmento da indústria do turismo se possa evidenciar ainda mais.
A Wine and Travel Week prepara-se para a segunda edição — e até já tem datas: 19 a 25 fevereiro de 2024, no Porto. “As reuniões B2B, que juntarão compradores e operadores turísticos a empresas, projetos, rotas, serviços e produtos de mais de uma dezena de países, serão realizadas no emblemático Museu Nacional Soares dos Reis. A programação contemplará um conjunto paralelo de experiências e programas reservados aos participantes, que oportunamente será difundido”, revelam os responsáveis.
O anúncio chega ao mesmo tempo de uma nova distinção internacional. O Wine & Travel Week foi considerado “Melhor Evento de Luxo da Europa”, nos Luxury Lifestyle Awards 2023, devido à “impecável reputação e desempenho profissional” do evento.
Os Luxury Lifestyle Awards são um prémio norte-americano de prestígio global que distingue, desde há 15 anos, um conjunto exclusivo de bens e serviços de luxo. Com sede em Nova Iorque, avalia mais de cinco mil bens e serviços em 400 categorias, num total de 120 regiões mundiais.
“Trata-se de mais um reconhecimento que surge como resultado do nosso incansável empenho em posicionar Portugal como um destino de referência no vinho, na gastronomia e no enoturismo”, refere Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência Company, a empresa organizadora da Wine & Travel Week. A nova distinção internacional segue-se ao prémio “Best Drinks Event 2023”, recentemente atribuído à iniciativa pela publicação britânica The Drinks Business.
“Há muito que equacionávamos realizar uma iniciativa relacionada com o enoturismo, não apenas pelo impacto crescente deste segmento à escala global como também por entendermos que alguns dos formatos atualmente existentes nessa matéria pouco acrescentam de novo”, explicou à NiT Nuno Pires, em fevereiro. “O Turismo de Portugal e as Great Wine Capitals foram fundamentais para prosseguirmos este projeto e aquilo que acreditamos estar a criar é um evento profissional de referência em Portugal, que anualmente possa trazer a nata mundial da indústria do enoturismo ao nosso País”.
Para o criador do evento, Portugal já entrou “no top mind do turismo mundial”, sendo que “o segmento de gastronomia e vinhos está ente os pretextos mais valorizados por quem nos visita”, e está aí uma das “vantagens competitivas” de Portugal. Apesar de notar que falta melhorar a oferta e profissionalizar alguns segmentos, o País tem tudo para fazer deslumbrar os que ainda hesitam no momento de marcar viagem ou que simplesmente não conhecem Portugal.
“Temos património, história, castas únicas, grandes vinhos, paisagens deslumbrantes, enorme diversidade em curtíssimas distâncias. Mais importante, somos acolhedores. O potencial é gigante e, mais importante, o posicionamento a que apontam os mais recentes projetos fazem-nos acreditar que estamos no bom caminho, que seremos capazes de atrair públicos de qualidade.”
As inscrições para participação de operadores turísticos, portugueses e internacionais, já estão disponíveis online.