Gourmet e Vinhos

Já há datas para a edição da Wine & Travel Week em 2025

Trata-se de um dos maiores eventos de enoturismo que acontecem no País. Integra a organização Essência do Vinho — Porto.
Um dos maiores eventos do ramo.

Jornalistas internacionais, gestores de cadeias hoteleiras de luxo ou profissionais do setor. Todos se irão reunir durante uma semana para conhecer os trunfos que Portugal tem para apresentar ao mundo do enoturismo. Uma oportunidade para que este segmento da indústria do turismo se possa evidenciar ainda mais.

A terceira edição da Wine & Travel Week, irá decorrer de 16 a 23 de fevereiro de 2025. A iniciativa estará integrada na 21.ª edição do Essência do Vinho — Porto, a principal experiência vínica nacional, que engloba um circuito com etapas também em Lisboa e Funchal (no segundo semestre de cada ano).

“O desafio para 2025 volta a ser enorme. Além de estarmos a falar da realização de um conjunto complementar de ações ao longo de uma semana, num registo non-stop, temos de trabalhar para superar os excelentes resultados destas edições com o duplo objetivo de reforçarmos a abrangência e o papel do País em setores económicos primordiais para a nossa economia”, afirma Nuno Pires, fundador da Essência Company.

Os resultados na edição de 2024 foram bastante positivos, fruto das inúmeras iniciativas que se realizaram. “Não só superamos os números da edição anterior em termos de profissionais como vincamos, cada vez mais, a dimensão internacional dos eventos, expressa nas 26 nacionalidades presentes”, sublinhou Pires. 

No âmbito da Wine & Travel Week, além de visitas técnicas às sete regiões de turismo num registo de cross-selling (uma técnica que envolve a venda de um produto ou serviço adicional a um cliente existente) dos produtos protagonistas — que evidenciou mais de 70 projetos — realizaram-se cerca de 3000 reuniões B2B (reuniões business to business) protagonizadas por 200 profissionais.

No caso do Essência do Vinho — Porto, ao longo de quatro dias, registou-se a visita de 2200 membros do on e off trade do setor, uma delegação convidada com cerca de 50 especialistas, de entre os quais Masters of Wine, sommeliers, importadores, proprietários de garrafeiras, jornalistas e críticos, chefes de cozinha, entre outros.

Os programas definidos para cada um dos eventos traduziu-se na realização de um total de 44 ações no Porto, entre provas comentadas, palestras e apresentações temáticas, espetáculos, momentos de reuniões B2B, experiências vínicas e gastronomia e entregas de prémios. 

O Essência do Vinho — Porto é uma organização da Essência Company, com o apoio da Associação Comercial do Porto e da Câmara. Em 2024 concluiu a Wine & Travel Week, evento profissional que traz a Portugal a indústria mundial do enoturismo, congregando-a num evento profissional, repleto de experiências e um conjunto de tours técnicos pelas sete regiões de turismo portuguesas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT