Gourmet e Vinhos

Já há vencedor: o Melhor Croissant à Moda do Porto fica em Paços de Ferreira

A receita que ganhou o concurso anual conquistou os jurados numa prova cega que reuniu dez finalistas da região.

A competição que tem como objetivo distinguir um dos grandes ícones da pastelaria nacional, já tem vencedor. A Nougat Pâtisserie, em Paços de Ferreira, foi eleita a responsável pelo Melhor Croissant à Moda do Porto de 2026, na segunda edição do concurso dedicado a esta especialidade que continua a fazer sucesso nas montras das pastelarias da região.

A final decorreu na Maia, onde dez estabelecimentos disputaram o título, numa prova cega avaliada por um painel de especialistas. O concurso tem como objetivo valorizar os profissionais e estabelecimentos que mantêm viva esta especialidade emblemática da pastelaria da região. 

A iniciativa começou com uma fase de inscrições, dirigida a estabelecimentos do distrito ou da Área Metropolitana do Porto que produzem os seus próprios croissants. Seguiu-se uma prova de apuramento, que teve lugar em maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, onde foram indicados os dez melhores concorrentes.

A lista de finalistas incluía: Allegro Confeitarias (Porto) Bolos do Folheta (Póvoa de Varzim) Confeitaria Nova Real (Porto) Crescente Padaria Artesanal (Santa Maria da Feira) Doce Alto (Várias localizações: Porto, Ermesinde, V.N.Gaia) Doce Mar by Nova Real (Porto) FARIÑA (Matosinhos) Maison do Couto (Vila Nova de Gaia) Nougat Pâtisserie (Paços de Ferreira) e O Pasteleiro (Vila do Conde).

No pódio, ficaram ainda a Crescente Padaria Artesanal, de Santa Maria da Feira, em segundo lugar, e a Maison do Couto, de Vila Nova de Gaia, que conquistou a terceira posição.

Daniel Leal, da Nougat Pâtisserie. Créditos: Rodrigo Gonçalves

Para a equipa da Nougat Pâtisserie, a vitória surge depois de um ano de trabalho intenso. Em 2025, a pastelaria tinha ficado em segundo lugar e decidiu transformar a desilusão em motivação.

“O nosso objetivo desde aí foi melhorar o nosso croissant e elevar a fasquia. Fizemos muitas experiências até chegar a este resultado”, revelou Daniel Leal, chef e responsável pelo espaço.

A pastelaria, localizada em Paços de Ferreira, nasceu em 2017 da visão partilhada entre o Chefe Pasteleiro Daniel Leal, de 35 anos, e a artista plástica e cake designer Juliana Couto. Formado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Daniel aliou o rigor técnico à estética e precisão da alta pastelaria contemporânea de inspiração francesa. 

O croissant à moda do Porto distingue-se dos modelos franceses mais conhecidos pela sua massa brioche, mais fofa e rica, além da habitual cobertura brilhante de açúcar. Em algumas versões, pode ainda incluir notas de Vinho do Porto, o que lhe confere um sabor e aroma característicos.

croissant
A final do concurso. Créditos: Rodrigo Gonçalves

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Circunvalação Alto S. Domingos N 36 RC
    4590-165 Paços de Ferreira
  • HORÁRIO
  • De terça a sexta-feira , das 10h às 19h
  • Sábado, domingo e feriados, das 9h às 19h30

ARTIGOS RECOMENDADOS