O açaí é um fruto típica da Amazónia, especialmente do norte do Brasil, onde é amplamente consumido. A palavra “açaí” vem do tupi-guarani e significa “fruto que chora”. A designação dos povos indígenas da região descreve a quantidade de líquido que contém.
Rico em antioxidantes, fibras, gorduras saudáveis e aminoácidos, o açaí é considerado um superalimento — e tornou-se extremamente popular em todo o mundo. Portugal não foge à regra, em parte graças à Oak Berry.
Conhecida pelas clássicas bowls, smoothies naturais e uma variedade de combinações, a marca brasileira está empenhada em conquistar cada vez mais portugueses. Conta com várias lojas em nome próprio e agora também é possível encontrar as famosas embalagens em 96 supermercados Continente, de norte a sul do País (sobretudo no litoral e zonas urbanas).
“Queremos que os consumidores possam saborear os nossos produtos em casa, onde podem fazer as suas combinações preferidas”, refere o grupo AlidaCastro, distribuidor da Oak Berry em Portugal.
As embalagens de “sorbet de açaí biológico” estão à venda por 8,49€ a unidade. “Esta parceria permite-nos entrar num novo posicionamento da marca, com um parceiro reconhecido e estabelecido no mercado de retalho, que acreditamos que irá ter excelentes resultados e que proporcionará um crescimento cada vez maior, para além da maior proximidade com os consumidores”, sublinha.
Fundada em 2016, a Oak Berry tornou-se um fenómeno de vendas no Brasil, tendo alargado fronteiras nos anos seguintes. Estreou-se em Portugal em 2019 e conta atualmente com 41 lojas, onde pode pedir as clássicas bowls carregadas de açaí, com uma variedade enorme de toppings.
“Não é um gelado, nem uma sobremesa. É um superalimento à base de açaí que substitui uma refeição”, assegurou Fernando Oliver em entrevista à NiT, em 2023, gerente do espaço em Tróia. O objetivo passa por manter as alternativas totalmente naturais. Os produtos são vegan, não têm corantes, conservantes artificiais ou xarope de Guaraná. No fundo, “é uma cadeia de fast food saudável”.