Ir ao supermercado era, há poucos anos, um pesadelo os vegetarianos ou vegans. As opções eram poucas ou nenhumas, e se perguntassem pela existência de algum produto adequado aos seus regimes alimentares ainda eram olhados de lado pelos funcionários. Hoje, há cada vez mais oferta nas prateleiras e este cenário dramático faz parte do passado.
Da próxima vez que passar pelo corredor de frescos das lojas do Continente, encontrará uma nova alternativa vegan ao salmão fumado. Sim, isso mesmo.
Felizmente, existem cada vez mais alimentos que procuram substituir a carne e o peixe, tanto em termos de sabor, como de textura ou aspeto. No entanto, a panóplia de propostas que visam fingir carne é bem maior que o número de opções “piscívoras”. O salmão fumado é uma das principais opções em pratos de salada ou refeições mais frescas e ideais para o verão, sendo que poucas são as alternativas a este tipo de preparação.
A mais recente criação da Revo Food, porém, é uma solução que chega para colmatar essa lacuna. É feita com base de proteína de ervilha, extratos de algas e óleos vegetais, e conta com um alto teor de proteína, vitamina B12 (0,8µg) e ácidos gordos ómega-3 (1 grama). Trata-se de uma proposta criada com recurso à tecnologia de impressão 3D, tendo uma textura e gosto semelhantes ao salmão.

Mais sustentável que a maioria das fontes de proteína convencionais, contém óleos de plantas com ómega 3, tendo benefícios para a saúde, como a redução de inflamação e a melhoria da saúde da pele. Por cada 100 gramas desta alternativa vegan ao salmão fumado, estará a ingerir 96 calorias, 5,7 gramas de proteína e 5,1 gramas de hidratos de carbono, dos quais 0,5 gramas são açúcares.
Disponível na zona Food Lab dos supermercados Continente e também online, cada embalagem de 100 gramas custa 5,95€ (74,38€ o quilo).