gourmet e vinhos

Já pode fazer em casa a receita das famosas almôndegas da Ikea

A conhecida loja partilhou todos os passos necessários para replicar o prato com direito a molho e manual de instruções.
Começa na frigideira e finaliza no forno.

Se nos móveis da Ikea vêm explicados todos os passos que tem de seguir para usar os vários parafusos, o mesmo tinha de acontecer numa receita. A conhecida loja sueca partilhou o modo de preparação das famosas almôndegas, um dos pratos mais procurados nos restaurantes da cadeia. Tem direito a molho e a um pequeno manual de instruções com imagens explicativas, como é costume.

Numa altura em que as lojas da marca estão fechadas e não pode passar pela área de mercearia para levar um pacote de almôndegas, ou até mesmo pelo restaurante, a Ikea divulgou a lista de ingredientes e o modo de preparação para a replicar em casa.

Tudo explicado em imagens.

As quantidades chegam para fazer entre 16 a 20 almôndegas. O molho é opcional e claro que pode fazer outro se preferir, mas este é mais típico. Os ingredientes encontra com facilidade em qualquer supermercado.

Do que precisa

Para as almôndegas (entre 16 a 20 unidades)

500 gramas de carne de vaca picada

250 gramas de carne de porco picada

1 cebola picada

1 dente de alho picado

100 gramas de pão grosseiramente desfeito

1 ovo

5 colheres de sopa de leite

sal e pimenta q.b

Para o molho

óleo q.b

40 gramas de manteiga

40 gramas de farinha de trigo

150 ml de caldo de legumes

150 ml de caldo de carne

150 ml de natas

2 colheres de chá de molho de soja

1 colher de chá de mostarda Dijon

Como se faz

Comece pelas almôndegas. Numa taça misture as duas carnes. Adicione a cebola, a farinha, o ovo e misture. De seguida, junte o leite e tempere com sal e pimenta. Faça pequenas bolas. A mistura deve dar entre 16 a 20 almôndegas de tamanho médio. Leve-as ao frigorífico até ficarem consistentes.

Aqueça uma frigideira com óleo e cozinhe as almôndegas de modo a ficarem douradas de todos os lados. Leve-as depois ao forno durante meia hora a 160ºC.

Depois pode começar a fazer o molho. Derreta a manteiga numa frigideira e junte a farinha. Mexa durante dois minutos para a farinha cozinhar. Junte os caldos e continue a mexer. Acrescente as natas, a soja e a mostarda. Deixe ferver e engrossar durante alguns minutos, sempre a mexer. Sirva por cima das almôndegas assim que estiverem prontas.

Carregue na galeria para conhecer mais receitas que pode fazer em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT