gourmet e vinhos

Já pode usar caixas caseiras para levar comida do take-away no Pingo Doce e Continente

A medida será obrigatória a partir de 2022. As cadeias estão a antecipar-se à lei e a permitir esse procedimento noutras secções.
Pode trazer a embalagem de casa.

A partir de janeiro de 2022, os estabelecimentos com take-away no País vão passar a ser obrigados a aceitar caixas trazidas pelos clientes. As embalagens descartáveis que costumam ser fornecidas também passam a ter uma taxa. Já existem duas cadeias de supermercados a antecipar a medida e a disponibilizá-la noutras secções das lojas. É o caso do Continente e do Pingo Doce.

No caso do Continente, a medida já estava a ser implementada nos espaços de Vila do Conde, no centro comercial Vasco da Gama, em Lisboa, e no GaiaShopping, em Vila Nova de Gaia. Começou em modo piloto nestas três lojas e desde junho deste ano que está disponível nos vários supermercados espalhados pelo País.

Estas caixas caseiras podem ser usadas nas secções da charcutaria e de take-away. Só precisa de entregar as caixas aos colaboradores que retiram o respetivo peso na balança e juntam os produtos que tiver escolhido. A etiqueta com o código de barras é colada num cartão para depois apresentar na caixa de pagamento.

As caixas devem estar limpas e secas, sem odores ou resíduos e têm de ter tampa, que deverá fechar em condições. As caixas de vidro não são aceites, pois em caso de quebra podem danificar os produtos.

O Continente passou a ter disponível três caixas com capacidade dos 0,5 aos 1,85 litros para evitar o uso das tradicionais de plástico descartável. Custam entre 1,50€ e 2,50€. Depois de usadas e lavadas, podem de voltar a ser usadas em futuras compras.

Já o Pingo Doce permite a utilização de caixas por parte dos clientes em todas as seções da loja. Além da charcutaria e do take-away, podem ser usadas na peixaria, no talho e na padaria. As opções de vidro também não são aceites.

O funcionamento é idêntico, com as caixas a serem entregues nos respetivos balcões de atendimento, para ser descontado o peso e servidos os produtos que os clientes queiram levar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT