Gourmet e Vinhos

Já pode ver o cabinet criado para a The Balvenie no Solar dos Presuntos

A peça desenhada por Vasco Fragoso Mendes chegou ao destino. E com muito whisky lá dentro.
The Balvenie marca presença no icónico restaurante.

O desafio foi lançado pela marca de whisky ao artesão e foram precisas mais de 40 horas e a ajuda de todos os elementos d’O Barracão — local de trabalho de Vasco Fragoso Mendes — para o concretizar. Vasco aceitou a missão de criar uma peça para a The Balvenie que representasse os valores fundamentais da marca. Afinal, a vertente artesanal da criação do whisky desta insígnia é também parte daquilo que faz todos os dias. Mas decidir o que fazer não foi fácil. 

“Trabalhámos sobre o conceito e o facto de trabalharmos métodos antigos. E, devagarinho, a peça começou a ganhar forma. Começámos por pensar numa mesa, mas com o whisky não fazia tanto sentido, então surgiu o cabinet”, conta Vasco Fragoso Mendes.

Ainda assim, o artesão continuava a ter uma questão criativa que lhe dificultava o projeto. Para onde iria o cabinet quando estivesse finalizado? Na maioria dos casos, Vasco é procurado por clientes para desenhar peças para locais específicos. Nesta iniciativa foi o contrário: teve de “trabalhar para uma tela em branco”.

Desafio superado, no dia 14 de fevereiro o cabinet chegou ao seu destino. É no restaurante Solar dos Presuntos, no centro de Lisboa, que se encontra esta peça que deverá servir o espaço para guardar as garrafas The Balvenie e os copos onde serão servidos o whisky.

“Assim quem a peça chegou, sabia que estava bem entregue. Acho que se integra perfeitamente no ambiente”, confessa Vasco.

O cabinet está no 1.º piso do restaurante.

A conjugação de cortiça, carvalho francês e cobre resultou da prova que fez no processo de criação e levou Vasco a perceber as diferentes nuances no sabor do whisky que quis transportar para o cabinet. Também a história da marca teve impacto nas ideias de Vasco — são mais de 130 anos de produção em Speyside, no coração da Escócia.

É precisamente de lá que vêm os ingredientes que tornam este whisky numa bebida especial. Exemplo disso é a cevada, local e fresca, elevando sabores únicos que qualquer apreciador vai reparar.

Com o Dia do Pai a aproximar-se, este pode ser o presente perfeito para aqueles fãs verdadeiros de whisky. O The Balvenie DoubleWood 12 anos custa 61,99€. Pode encontrá-lo à venda nas várias garrafeiras nacionais e supermercados.

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com a The Balvenie.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT