A unidade de produção da Santini, em Carcavelos, voltou a abrir as portas aos clientes esta quarta-feira, 6 de setembro. Da chegada da fruta ao momento em que os gelados artesanais são servidos na loja, os visitantes podem acompanhar toda a produção da marca portuguesa. É a oportunidade ideal para descobrir os segredos dos sabores mais desejados no País.
Cada visita dura 30 minutos e acontece em grupos de cinco pessoas, no máximo. Só miúdos, só adultos, grupos de amigos ou famílias. Há vários tipos de modalidades disponíveis, sendo que a fábrica também aceita pedidos de escolas a partir do primeiro ciclo. Realizam-se de terça a quinta-feira, entre as 10h30 e as 12 horas e, no final, os participantes recebem sempre um gelado de oferta com o seu sabor favorito.
O percurso acompanha todo o processo de fabrico “da receção da mercadoria, à sala onde as frutas são lavadas, desinfetadas, descascadas e as polpas extraídas”, passando pela mistura e confeção na fase da receita, explica Eduardo Santini, administrador da marca. Por fim, têm as câmaras de frio e a sala de controlo, onde tudo é verificado e é feita a embalagem dos produtos.
Terá também oportunidade de provar todos os sabores disponíveis. Em setembro, o destaque vai para as propostas de mousse de chocolate, clementina, maçã verde e tarte. Todos os meses há novos sabores.
A gelataria fundada por Attilio Santini abriu a primeira loja em 1949. Atualmente, conta com 13 pontos de venda no País, entre Lisboa e Porto. A mais recente abriu na Praça Dom Luís, no Cais do Sodré, em junho.
A marca portuguesa inaugurou a sua unidade de produção em 2010, onde realizou visitas guiadas até ter passado por uma remodelação no incío deste ano. Agora que o espaço tem melhores condições, a iniciativa está de volta.
Os interessados podem agendar a sua visita através do e-mail visitas@nullsantini.pt, sendo que os adultos pagam 8€ pela visita e os miúdos pagam 5€. Aproveite para ler a reportagem que a NiT fez na unidade de produção em 2019.