Gourmet e Vinhos

Já sabemos como vai ser a primeira Mercadona de Setúbal

A loja da retalhista espanhola abre na próxima terça-feira, 28 de junho, e vai contar com produtos típicos da região.
A loja tem 1900 metros quadrados.

A Mercadona está presente em Portugal desde 2019, com especial foco na zona norte do País. Por isso mesmo é normal que os habitantes mais a sul, sobretudo abaixo do rio Tejo, tenham curiosidade em saber o que podem encontrar nessas lojas. Ainda mais agora, a poucos dias da abertura da primeira loja da retalhista, em Setúbal, na Avenida Mestre Lima de Freitas.

Já sabemos que há anos que muitos setubalenses — e não só — faziam excursões às localidades espanholas da fronteira para poder comprar, entre outros, produtos como os cremes hidratantes da Mercadona e o famoso guacamole.

Ainda assim, há muito mais para descobrir na cadeia de supermercados espanhola que agora chega à cidade do Sado. Precisamente uma semana antes da abertura da loja de Setúbal, a NiT falou com os responsáveis da empresa e conta-lhe tudo aquilo que pode esperar da nova loja.

Para começar, conte com um espaço de 1900 metros quadrados e um parque de estacionamento com capacidade para 140 lugares. Alguns desses são destinados a carros elétricos com estação de carregamento, o que mostra a preocupação da marca com a sustentabilidade.

Nesse campo, também haverá painéis solares para alimentar a energia do espaço. Outro detalhe é que os vidros da loja funcionam em sintonia com as lâmpadas do interior, que se regulam conforme a luminosidade que entra de fora, com o objetivo de poupar.

Tal como em todas as lojas Mercadona, também a de Setúbal terá corredores amplos para oferecer “uma compra cómoda” aos clientes. Facilmente passam um pelo outro dois carrinhos de compras, pelo que não é necessário andar em danças estranhas com os outros clientes.

Já que falamos em carrinhos e em comodidade, importa referir que estes não têm necessidade de moeda, por isso, não precisa de se preocupar com os trocos. Ainda assim, não leve o carrinho para casa porque estes têm um sistema que não permite que saiam do perímetro do parque de estacionamento.

Agora que já percebeu como é a estrutura física da loja, passamos aos produtos. Aqui vai encontrar categorias como a limpeza da casa, cuidados de higiene e beleza, artigos para animais, comidas e bebidas. Não espere encontrar roupas, eletrodomésticos ou outros produtos como na concorrência, porque não há.

Claro, poderá encontrar alguns dos mais vendidos da cadeia espanhola como são os casos do creme anti-rugas da marca Sisbela, o perfumador da roupa, vários produtos sem glúten ou até o amendoim em pó. Além destes, poderá descobrir artigos novos pensados especialmente em Setúbal.

“Existem alguns produtos que, pela nossa forma de trabalhar, adaptámos ao cliente desta zona, como os queijos de Azeitão, as tortas de Azeitão e o peixe fresco que vem das lotas. Criámos uma marca para o Moscatel de Setúbal, que é produzido em Setúbal”, explica à NiS o diretor de comunicação da Mercadona em Portugal, André Silva.

Assim, vai poder descobrir o moscatel produzido pela empresa José Maria da Fonseca, as tortas feitas pela Fábrica de Tortas Azeitonense ou o queijo confecionado pela Victor Fernandes Queijaria Artesanal. Como acontece com todos os produtos das marcas próprias da Mercadona, os produtores estão sempre indicados nos rótulos, pelo que facilmente conseguirá saber de onde vem cada um dos produtos.

Em relação aos seus concorrentes, a Mercadona destaca-se ainda por não ter promoções, cartões ou outro tipo de aliciantes. Os preços dos artigos são estáveis e o objetivo é que compre realmente aquilo de que gosta ou necessita e não os produtos que estão em campanha. Desta forma, quer valorizar-se pela qualidade dos produtos e não pelas promoções. “A nossa guerra é a da qualidade”, defende o responsável.

Por detrás dos produtos apresentados nas lojas — e até mesmo da transição da cadeia para Portugal — está um grupo de especialistas que diariamente se dedicam a investigar tudo o que está relacionado com cada produto ou secção. Estes profissionais vão procurar as tendências do momento, vêem como é que os clientes se comportam nas lojas e até analisam detalhes como o motivo para determinado produto ter uma cor ou um formato e não outros. É também deles a responsabilidade de a marca ter ou não determinado artigo à venda.

A preocupação da empresa com o lado social também é notória. Se, por um lado, procuram criar emprego para a população local — em Setúbal serão cerca de 65 os novos postos de trabalho —, por outro tentam apoiar quem mais necessita criando parcerias com o Banco Alimentar Contra a Fome e com instituições de solidariedade social da zona. Dessa forma, além de ajudarem estão a combater o desperdício alimentar, um dos objetivos da empresa.

Quanto ao futuro, a marca espanhola planeia chegar a um total de 40 lojas em Portugal até ao final do ano. Enquanto espera pela abertura da loja de Setúbal, carregue na galeria para descobrir alguns dos produtos que vai poder encontrar no espaço.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT