NiTletter
Comida
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Gourmet e Vinhos

Estes são os 10 melhores croissants à moda do Porto

A primeira edição do concurso que pôs à prova a especialidade determinou os finalistas. A 27 de maio será divulgado o grande vencedor.

O Porto lançou-se à conquista do croissant perfeito — e a primeira edição do concurso “O Melhor Croissant à Moda do Porto” já apurou os dez finalistas. Entre nomes conhecidos e novos talentos, Brites, Doce Alto e Café 55 são algumas das casas que agora disputam o título mais apetecido da cidade.

Diferente da versão tradicional francesa, o croissant à moda do Porto é feito com massa brioche. O resultado é uma textura mais macia e um sabor distinto. Muitas vezes, esta versão leva uma calda brilhante feita com açúcar e Vinho do Porto, que lhe dá um aspeto inconfundível.

A seleção esteve a cargo de um painel de jurados especializados, que incluiu a investigadora de gastronomia Olga Cavaleiro e a chef de pastelaria Andreia Moutinho. A prova cega decorreu a 8 de maio na Escola de Hotelaria do Porto. Cada croissant foi avaliado com base na técnica, no sabor, na textura da massa e na apresentação.

Os dez finalistas vão agora integrar a Rota d’O Melhor Croissant à Moda do Porto, um guia digital que será publicado no site e nas redes sociais do concurso. Este mapa ajudará os clientes a encontrar os locais onde podem provar estas versões destacadas. O grande vencedor, no entanto, só será conhecido a 27 de maio.

Os 10 finalistas:
— Brites, Padaria e Pastelaria Artesanal
— Café 55
— Crescente Padaria Artesanal
— Delícia de Gondomar & Pastelaria
— Doce Alto
— Neta 3
— Nougat Pâtisserie
— O Pasteleiro
— Padaria Guetim 2
— Rainha da Foz

ARTIGOS RECOMENDADOS