Às vezes, não há nada melhor do que tirar uma noite de folga da cozinha e deliciar-se com um ótimo almoço ou jantar encomendado via take-away. É prático, rápido e perfeito para aqueles momentos em que tudo o que nos apetece é um prato difícil de replicar. Provavelmente, é esta última caraterística que justifica o facto do sushi ocupar o primeiro lugar das especialidades mais pedidas através deste tipo de serviços em Portugal. Os dados foram compilados pelos site de seguros MoneyBeach.co.uk, que recorreu à informação recolhida pelo Google para estabelecer o volume médio de pesquisa mensal em cada país.
O take-away foi inventado em 1889, quando os reis italianos, Humberto I e a esposa, Margherita de Sabóia, cansados da cozinha francesa que imperava no castelo, decidiram provar alguns dos pratos do povo. Encomendaram três pizzas diferentes e pediram que as entregassem diretamente nos aposentos reais. Uma era feita à base de queijos, outra tinha anchovas e a terceira tomate, mozzarella e manjericão. Não é difícil imaginar a preferida da rainha Margherita que, com sua declarada aprovação, fez com que o prato ganhasse um novo nome.

Daí em diante, os pedidos evoluíram, mas a pizza, continuou a ser um dos pratos mais pedidos através deste tipo de serviço. Segundo a pesquisa da plataforma Money Beach, “é a tentação dominante em todo o mundo”. Logo a seguir são as iguarias chinesas e japonesas que ocupam o pódio dos mais pedidos. Pouco depois, surgem o fish & chips e o frango frito.
A pizza é também a especialidade mais pedida na Europa, seguida pelo sushi, o prato mais pedido pelos portugueses em take-away.

Se já está com saudades dos dias quentes, de comer um belo peixe grelhado numa esplanada, não desespere. Há espaços que entregam estas refeições ao domicílio em poucos minutos, só precisa de pôr a mesa no jardim, na varanda ou junto da janela.
Carregue na galeria para conhecer então os restaurantes que fazem entregas de peixe grelhado em Lisboa.