NiTletter
Comida
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Gourmet e Vinhos

Já viu o seu nome numa Coca-Cola? A icónica campanha da marca está de volta

"Partilha uma Coca-Cola" quer reavivar o "movimento cultural" que já mexeu com os portugueses há mais de 10 anos.

Lançada originalmente em 2011 na Austrália, a campanha que trazia nomes impressos em latas de Coca-Cola chegou poucos anos depois a Portugal. Rapidamente se tornou num movimento de pertença, que levou os portugueses a percorrerem corredores dos supermercados à procura do seu nome ou para familiares e amigos a quem queriam oferecer a icónica embalagem personalizada. 

Agora, a marca mais famosa de bebidas do mundo volta a apostar neste conceito. Cerca de 50 milhões de embalagens personalizadas já começaram a encher prateleiras das lojas, cafés e restaurantes de todo o País. Mas há outras novidades.

Para contornar o facto de muitos consumidores não terem encontrado o seu nome na última campanha, a nova ativação conta com 156 nomes próprios, assim como apelidos carinhosos pré-definidos inspirados nas expressões da Geração Z. A par disso, a grande inovação chega com a possibilidade de cada um personalizar a própria lata.

Isto é possível através da leitura do QR code nas embalagens, para que depois seja criada a versão original no site. No entanto, há algumas oportunidades únicas para conseguir uma lata personalizada na hora.

Entre outras datas e localizações ainda por revelar, existem já algumas experiências pop-up marcadas: de 20 a 22 de maio, a Coca-Cola vai estar no ISCTE, em Lisboa; de 27 a 29 de maio a ativação vai juntar-se à Queima das Fitas de Coimbra, na Praça da República; e no Algarve, mais concretamente em Armação de Pêra, a aposta é no verão, entre 1 e 3 de agosto. Outras datas vão ser reveladas, pelo que basta ficar atento às redes sociais da marca.

Mais do que uma lata com o nosso nome, a partilha é um ponto central da campanha, que incentiva à procura da lata com o nome das pessoas de quem gostamos para lhes oferecer. 

“O conceito de partilha mudou. A rapidez, o acesso, é tudo mais imediato. E as gerações mais novas já nasceram com isso como algo normal. Mas a Geração Z é cheia de paradoxos porque apesar da constante partilha em redes sociais, é também uma geração que reconhece que as suas partilhas rapidamente se perdem, o que acaba por gerar sentimentos de solidão”, explicou Diogo Martins, diretor de marketing da Coca-Cola para Portugal durante a apresentação da campanha, a 15 de maio, acrescentando que “cada partilha é uma forma de dizer estamos presentes e nos preocupamos”.

Apesar da dimensão global, a presença local é algo de que a marca se orgulha especialmente. Por isso mesmo, para esta campanha, existem embalagens personalizadas para o nosso País a serem produzidas na fábrica em Azeitão, por cerca de 400 colaboradores.

Aproveite as ações pop up.

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com a Lift.