Sempre que chega aos supermercados Lidl, o robô de cozinha Monsieur Cuisine é um sucesso de vendas. O preço, qualquer coisa como 359€, no caso na última versão que ficou disponível em Portugal, e as funcionalidades, idênticas a outros modelos à venda no mercado, ajudam a explicar a tamanha procura. Esta proximidade nas funções levou mesmo a marca alemã a ser acusada de plágio numa patente em Espanha. O resultado foi a consequente retirada do robô em questão dos supermercados da cadeia.
Segundo o jornal espanhol “El País”, o julgamento aconteceu durante dois dias em novembro no tribunal número cinco de Barcelona. De um lado estava a também alemã Vorwerk que considerou que a Monsieur Cuisine violava uma das patentes em Espanha da Thermomix, que em Portugal é comercializada como Bimby.
Os juízes decidiram que o robô do Lidl violava a lei das patentes e por isso ordenou a retirada do produto do mercado espanhol, mas também a proibição de importar, armazenar, oferecer e fazer publicidade por qualquer via.
O valor de indemnização que o Lidl terá de pagar à Vorwerk ainda não foi conhecido, só mesmo a decisão de retirada do mercado. Em causa foram colocados alguns aspetos técnicos, como a lâmina, a funcionalidade da balança ou o fecho da tampa.
O Lidl tentou ainda no julgamento fazer com que a patente que a Vorwerk tem em Espanha fosse considerada inválida, mas tal não foi chegou a ser posto em causa.
Esta decisão foi apenas adoptada no mercado espanhol. Em Portugal a Monsieur Cuisine nem sempre está disponível. A última vez que ficou à venda nos supermercados portugueses foi no final de novembro.
Entre as funcionalidades estão o cozinhar a vapor, refogar, amassar, bater, fritar ou esmagar. Conta com dez níveis de velocidade e função turbo complementar para misturar por impulsos. A mais recente versão do robô chegou com um ecrã tátil de sete polegadas, balança incorporada e ligação wi-fi, para ter logo acesso a um conjunto de receitas.