Gourmet e Vinhos

Lidl ganha batalha contra a Bimby e pode continuar a vender o robô Monsieur Cuisine

O processo estava em tribunal em Espanha, mas recebeu um parecer positivo do tribunal para a cadeia de supermercados alemã.
O robô pode voltar aos supermercados espanhóis.

O robô de cozinha Monsieur Cuisine, do Lidl, é um grande sucesso de vendas. Sempre que chega a Portugal esgota em poucas horas. As funcionalidades, idênticas a outros modelos no mercado, e o preço (cerca de 360€) ajudam a explicar a tamanha procura. Esta proximidade nas funções levou mesmo a marca alemã a ser acusada de plágio numa patente em Espanha pela Vorwerk, a dona da Bimby. O resultado foi a retirada do robô em questão dos supermercados da cadeia daquele país em 2021. Ainda assim, um recurso no início de 2022 fez com que a decisão fosse revertida.

Segundo o jornal “ABC”, a nova sentença determinou que o Lidl não violou nenhum dos itens da patente que a Vorwerk tinha com a Bimby em Espanha, por isso pode continuar a vender o equipamento nos seus supermercados.

No processo em causa, foram colocados em discussão alguns aspetos técnicos, como a lâmina, a funcionalidade da balança ou o fecho da tampa, que poderiam ser idênticos nos dois aparelhos. Neste recurso imposto, o tribunal de Barcelona indicou que não existe qualquer infração.

Apesar da decisão, a Vorwerk garante que irá recorrer. Assim, parece que o processo em Espanha está longe de ficar resolvido. A única certeza é que, por enquanto, o Lidl pode continuar a vender, importar, armazenar e fazer publicidade ao Monsieur Cuisine, algo que estava impedido desde o início de 2021.

Esta decisão só afetou o mercado espanhol. Em Portugal, o robô de cozinha continuou a ser vendido sem qualquer problema. A última vez que esteve disponível no País foi em maio de 2021. A máquina tem um ecrã tátil de sete polegadas e ligação wi-fi, para ter logo acesso a um conjunto de receitas.

Permite cozinhar a vapor, refoga, amassa, bate, mistura, frita e esmaga. Tem dez níveis de velocidade e função turbo complementar para misturar por impulsos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT