Gourmet e Vinhos

Lisboa vai ter mais máquinas que trocam garrafas de plástico por cupões de descontos

A medida vai ser implementada já depois do verão, com vários supermercados a aderir.
Os cupões podem ser gastos nos supermercados.

A partir dos meses de setembro e outubro, Lisboa terá mais máquinas de troca de garrafas de plástico por cupões de desconto em supermercados. Ao todo serão 11 as novas máquinas instaladas e que se juntam às 23 já existentes.

Poderá encontrá-las no Auchan, Continente, Pingo Doce, Lidl, El Corte Inglés e um mercado municipal. O projeto conta com um milhão de euros de financiamento, noticia o “Dinheiro Vivo”.

A iniciativa irá funcionar ao mesmo tempo que o projeto piloto que já está instalado em 23 supermercados espalhados pelo País e que, desde março, já recolheu mais de um milhão de garrafas de plástico, o que dá uma média de 9500 por dia. “Estamos a ser vítimas do nosso próprio sucesso. Todos os dias há um aumento substancial das embalagens que são devolvidas”, afirma Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, citado pela mesma publicação.

O projeto piloto permite aos consumidores receber cupões de dois cêntimos por uma garrafa pequena, de até meio litro, e cinco cêntimos por uma maior, de até dois litros. Já foram pagos cerca de 44 mil euros em vales até agora.

Os vales podem ser descontados em compras no supermercado, ou serem oferecidos a uma instituição. O conceito do projeto de Lisboa, que arranca no início do outono será “exatamente o mesmo, com uma única diferença”, indica Gonçalo Lobo Xavier, explicando que no caso do mercado municipal, a “entrega da garrafa possa ser convertida noutro tipo de incentivo, ligado às iniciativas da Câmara Municipal de Lisboa”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT