Gourmet e Vinhos

O livro perfeito para quem está farto de cozinhar — e não quer sujar muita loiça

O autor do blogue “A Pitada do Pai” junta várias receitas práticas que apenas requerem um tacho, tabuleiro ou uma frigideira.
O pesto de camarão é um dos pratos que pode fazer numa frigideira.

O título do novo livro de Rui Marques, autor do blogue “A Pitada do Pai”, diz tudo e quase nem precisa de explicação. “Estou farto de cozinhar…e agora?” é a terceira obra que publica. Sempre partilhou receitas práticas e fáceis de fazer, mas desta fez foi ainda mais direto ao assunto: as propostas sujam pouca loiça.

“Em todas as receitas só se suja um utensílio de cozinha [como um tacho, frigideira ou tabuleiro]. São sempre adaptadas a robôs de cozinha e bastante práticas. Fazem lembrar a cozinha da avó. É tudo mais complexo do que estrelar um ovo, mas bastante simples”, explica Rui Marques à NiT.

Neste terceiro livro em nome próprio quis trazer mostrar diferente e não apenas as receitas que já tinha publicado no blogue. “Os dois primeiros livros foram uma continuação do blogue. Neste mais recente a grande maioria das sugestões são exclusivas. Existe um capítulo apenas de sobremesas e outro para usar as sobras de outros pratos.”

O “Estou farto de cozinhar…e agora?” é da In Edições e já está à venda por 18,99€. Foi lançado em março e vai já na segunda edição. “Tenho tido um feedback bastante positivo. Durante algumas semanas o livro esteve no top 10 de alguns canais de venda, como a Fnac.”

O livro de Rui Marqus junta 60 receitas.

A canja de bacalhau é um dos pratos que os leitores mais têm elogiado. Ainda assim, Rui Marques tem outros favoritos. “A que mais gosto é mesmo o quindim de coco. Depois o polled pork é um dos assados que faço com mais frequência aos domingos.”

Ao todo, o livro conta com 60 receitas. Estão divididas em cinco capítulos: de tacho, de forno, de frigideira, com desperdício zero e sobremesas. “Depois disto, ninguém pode dizer que está farto de cozinhar.”

“A Pitada do Pai” conta com mais de 230 mil seguidores no Instagram. O blogue recebe mais de um milhão de visitas todos os meses. Partilha sempre sugestões fáceis. Foi um dos vencedores da última edição dos prémios Play Awards, na categoria de melhor produtor de conteúdos gastronómicos.

Em breve, Rui Marques irá também lançar um conteúdo online de 10 episódios onde irá ensinar a apresentadora Teresa Guilherme a cozinhar. “Numa grande caldeirada” é o nome desta web series.

Carregue na galeria para conhecer algumas receitas do novo livro “Estou farto de cozinhar…e agora?”.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT