Gourmet e Vinhos

Maior festival de chocolate da América Latina chega a Gaia em outubro

Haverá dezenas de marcas de chocolate disponíveis para prova, bem como showcookings e exposições sobre a origem deste alimento.
Fotografia: Coffeefy Workafe no Unsplash.

Aquele que é o maior evento de chocolate da América Latina está prestes a estrear-se na Europa. Falamos do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau que, após 25 edições no Brasil, acontece em Vila Nova de Gaia.

Como consequência, de 20 a 23 de outubro, quem passar pelo WOW Porto – The Cultural District, vai deparar-se com inúmeras marcas de chocolate disponíveis para prova, exposições e showcookings. A entrada é gratuita.

A iniciativa, tão dedicada a consumidores curiosos e apaixonados quanto a profissionais do setor, conta com a participação de produtores de múltiplos países, numa forte representação das principais origens do cacau, nota a a organização em comunicado.

A parceria com o Brasil celebra-se num momento particularmente especial, uma vez que, em 2022, não só se assinalam os 200 anos da independência do país, mas também o bicentenário da inserção do cacau em África pelas mãos dos portugueses.

“Relembro que com a arrojada introdução do cacau em São Tomé e Príncipe, Portugal estabelecia uma ponte transatlântica que mudaria o mundo para sempre”, diz Pedro Araújo, mestre de chocolate e diretor-geral do WOW.

“É certo que 90 por cento do cacau de qualidade do mundo é latino e é também sabido que o maior consumo mundial per capita está na Europa. Por isso, é fundamental posicionar Portugal como o ponto estratégico que é – com forte ligação à América Latina e com localização importante na Europa”, completa Marco Lessa, fundador do Chocolat Festival na América Latina.

“Degustar chocolate, conversar sobre chocolate e encontrar soluções para os paradigmas deste setor” são os principais objetivos do festival, que decorre entre as 18 e as 22 horas no primeiro dia, quinta-feira 20. Nos restantes arranca às 14.

Enquanto espera por outubro, carregue na galeria e conheça algumas receitas que o têm o chocolate como protagonista.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT