Uns dos mais cobiçados pastéis de nata do nosso País chegaram a uma nova localização. A Manteigaria inaugurou, a 15 de novembro, uma loja em Belém, para alcançar os 12 espaços em território nacional. Esta não é a única novidade.
A marca abriu também uma nova pastelaria em Paris, no bairro de Haut-Marais, precisamente no mesmo dia — é a segunda na capital francesa “Estamos muito entusiasmados com a nova abertura de Belém, onde é possível assistir-se da rua ao processo de fabrico através das quatro janelas que mostram toda a produção artesanal do Pastel de Nata”, refere o diretor da Manteigaria, Jaime Soares.
No ano em que celebram a primeira década de existência, a empresa continua o seu plano de expansão. Atualmente, tem nove lojas em Lisboa (Chiado, Mercado Time Out, Rua Augusta, Campo de Ourique, Saldanha, Parque das Nações, Alvalade e duas em Belém), duas no Porto (junto ao Mercado do Bolhão e Rua dos Clérigos) e uma em Braga (Avenida da Liberdade). Em breve, vão inaugurar mais espaços e chegar a novas localizações, como Macau e Madrid.
A Manteigaria abriu portas em 2014 no histórico edifício da Rua do Loreto nº 2, no Chiado. Construído em 1900, o prédio preserva a fachada em estilo Arte Nova, que em tempos foi a morada da Manteigaria União, famosa pela distribuição de manteiga em Lisboa. Esta história inspirou o nome da fábrica, numa homenagem à importância da manteiga na confeção dos seus icónicos pastéis.
A produção artesanal é completamente aberta ao público, com paredes de vidro que deixam ver o trabalho dos pasteleiros. O espaço interior combina mármore de Estremoz, mármore lioz e detalhes em vidro dourado. E quando ouvir o toque do sino, já sabe: é sinal de que acaba de sair uma nova fornada de pastéis quentinhos.