Gourmet e Vinhos

Mel & Sal: a empresa de chef privado e catering criada por uma miúda de 12 anos

Melissa só queria receber robôs de cozinha e livros de receitas pelo Natal. De 20 seguidores passou a milhares que querem provar os seus pratos.
A jovem em ação.

Acima de tudo, Melissa Lopes gosta de comida. Esta é uma característica que a acompanha desde que se lembra. Sobre aquela altura da vida em que era demasiado nova para recordar qualquer traço de personalidade, também não existem dúvidas — uma vez que nunca falta alguém disposto a fazê-lo no seu lugar.

“Recordo-me perfeitamente de estar sentada em cima da bancada da cozinha a ajudar a minha avó a descascar batatas e a amanhar o peixe. Já com a minha mãe contentava-me a ver, porque ela tinha medo de que cortasse um dedo”, conta à NiT a cozinheira.

Com nove anos, Melissa Lopes já pedia robôs de cozinha e livros de receitas pelo Natal. Três anos depois, com 12, criou a sua empresa. Hoje, com 25, faz sucesso como chef privada. À medida que o projeto foi crescendo, a vontade de se aventurar em frente ao fogão apenas aumentou — até porque os tachos e panelas são uma companhia regular. Não era que precisasse de cozinhar, mas a paixão era cada vez mais intensa.

“Comecei a ver programas de televisão sobre cozinha. O ‘MasterChef’, o ‘Top Chef’ — seguia sempre esses programas e não perdia um único episódio. Mas antes disso, este amor já tinha aparecido através da minha avó e da minha mãe. Quando chegava ao Natal, em vez de pedir o que os miúdos pedem normalmente, pedia robôs de cozinha, livros, tudo o que tinha a ver com cozinha isso”.

Nascida e criada em França (até aos nove anos, quando veio para Portugal), a filha de pais portugueses adorava a sonorização do seu nome nessa língua. “Me-li-ssá. Era uma combinação engraçada.” Quando começou a partilhar receitas na Internet, só podia, então, manter esse nome. Mel & Sal nasceu em 2010, numa época em que poucos conheciam o Facebook.

“Comecei por fazer pratos, receitas que via na Internet ou que inventava, e publicava para as pessoas verem e fazerem em casa. Na altura tinha 12 anos e era frequente aquilo não ficar em condições”, conta a rir-se. Ainda assim, tinha 20 seguidores assíduos que não se cansavam de enviar-lhe fotos e opiniões sobre a tentativa de replicá-las nas próprias cozinhas.

O tempo foi passando, mas a vontade não mudou. Com 17 anos, largou tudo — os pais e os avós ficaram na Charneca da Caparica — e rumou até Lamego. O objetivo? Formar-se na Escola de Hotelaria do Turismo de Portugal Douro-Lamego. Durante esse período, passou por vários restaurantes — desde o Vila Baleira, em Porto Santo, ao Hotel Avenida, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

“Foi aí que o luxuoso JNCQUOI me deu oportunidade de desenvolver a minha paixão, dando-me liberdade para criar e partilhar as minhas criações”, revela. Mas nem essa experiência seria suficiente para alcançar o que pretendia.

“No meu último ano de curso senti que ainda não tinha as capacidades para ir para o mundo do trabalho, então decidi ver escolas em França. Era França ou Londres. Calhou terem vagas para um curso intensivo de gastronomia de luxo, de um ano, na Ferrière. Ali aprendi de tudo e tive oportunidade de mexer em produtos nobres, que nunca consegui ter na escola de hotelaria de turismo.”

Terminada a formação, regressou a casa — mas nunca quis baixar os braços. Na ideia, tinha já o sonho de abrir um restaurante próprio. Entretanto, porém, chegou a pandemia. “A mentalidade com a Covid foi mudando. Também já me tinha apercebido, pelos sítios por onde passava, que ter um restaurante não é bem assim. Hoje em dia, as pessoas preferem mil vezes ficar em casa e ter um serviço especializado, sem se preocuparem com nada.”

A 4 de dezembro de 2021, lançou então os serviços de chef ao domicílio (private Chef), e de caterings corporativos ou familiares da Mel & Sal. De 20 seguidores passou a milhares, e da sua própria cozinha passou à dos clientes.

“A única coisa que têm de fazer é sentar-se e degustar a comida. É um serviço completamente premium, em que não têm de se preocupar com nada”, explica a jovem de 25 anos. Por refeição serve um mínimo de cinco clientes e um máximo de dez — “Mais do que isso, já considero catering” — e para cada tipo de pedido tem pacotes base.

“A maioria das pessoas entra em contacto pelo Instagram, mas tudo é respondido por email [mel.e.salpf@nullgmail.com]. Todos os clientes têm uma série de perguntas a responder. Porquê? Porque a Mel & Sal faz um serviço completamente adaptado ao cliente. Tudo o que se desejar, nós podemos ter. Há clientes, por exemplo, que não querem a minha loiça e uso a deles. Há outros em que é o contrário, ou que querem pratos mais elegantes. Depois é só acertarmos a ideia.”

Das bodas de prata para um casal no Estoril, ao coffe break para a RFM, ou até um serviço para a Associação Sara Carreira, Melissa já fez um pouco de tudo — e não tem uma única história má para contar. “Foram sempre experiências muito positivas. Estou sempre à vontade.” A chef também faz para que assim seja.

“Tenho sempre o cuidado de falar sobre tudo. Agendo uma reunião com o cliente, em que vou ver o espaço e combinamos todos os detalhes diretamente. Isto para os serviços de catering. O private chef é completamente diferente. Já tenho alguns menus feitos, com preços predefinidos. Depois, se o cliente aceitar, agendo uma reunião para ver a cozinha — para não chegar lá no próprio dia e ter uma surpresa”.

Os preços, esses, variam bastante. “Depende se se quer caviar, marisco, etc. Neste momento, os meus menus variam entre os 50€ e os 100€ por pessoa.” E se Melissa tem essa parte do negócio bem definida, quando se trata de escolher um prato favorito, já não é bem assim.

“Gosto de fazer tudo. Não há um que diga ‘é aquele’. Aliás, sou uma apaixonada pela gastronomia portuguesa e francesa, pelo que costumo juntar as duas.” Seja o Bacalhau com broa, o risotto de cogumelos, o polvo à lagareiro ou o entrecosto com mel e mostarda, uma coisa é certa: todos os produtos são confecionados pela nossa chef “com o carinho que a boa comida necessita”. Vale lembrar que a profissional opera, essencialmente, na zona da Margem Sul e Lisboa.

Carregue na galeria para espreitar alguns dos pratos que já integraram os menus de Mel & Sal, a empresa criada aos 12 anos por Melissa Lopes.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT