Gourmet e Vinhos

Melgaço volta a ser a capital do espumante por três dias

A 8.ª edição da festa, com showcookings de Chakall, Hugo Freitas Araújo e António Loureiro, decorre de 25 a 27 de novembro.
A entrada é livre.

De 25 a 27 de novembro, o espumante será o tema de todas as conversas em Melgaço, pitoresca vila do distrito de Viana do Castelo. O motivo? Aquele que é o último fim de semana do mês foi o escolhido para a realização da 8.ª edição da festa que celebra a espumantização da casta Alvarinho que, entre propostas com maior ou menor tempo de estágio e diferentes graus de complexidade, tem conquistado fãs de norte a sul do País.

Além da presença de vários produtores deste vinho gaseificado, a iniciativa, que terá lugar no Largo do Mercado, prevê a realização de showcookings com três reputados chefs, que vão apresentar propostas gastronómicas pensadas para a harmonização com a bebida homenageada. São eles Chakall, autor da obra “Cozinha Divina”; Hugo Freitas Araújo, do Solar dos Presuntos, em Lisboa; e António Loureiro, d’A Cozinha por António Loureiro, em Guimarães.

Manuel Moreira, sommelier e provador da “Revista de Vinhos”, será o responsável pela realização de provas comentadas pensadas para desvendar os segredos e as virtudes da espumantização da casta estrela da sub-região, adianta o comunicado divulgado pelo Município de Melgaço, responsável pelo evento.

A animação musical, indispensável em qualquer celebração que se preze, vai estar a cargo, no dia 25, de Paulo Jorge Pires (piano e voz) e DJ Tata. A festa encerra com atuações do  trio Bruno Pereira (guitarra e voz), Andrea Domingos (voz) e Roberto Martins (baixo); e do DJ Pedro Simões, da RFM. A entrada é livre.

Leia ainda sobre o Quinta de Santa Cristina Espumante Reserva Branco 2017, à venda por 11,5€, considerado um dos melhores espumantes do mundo.

Carregue na galeria para conhecer algumas sugestões de rótulos portugueses ideais para surpreender os amigos e familiares na época festiva que se aproxima.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT