restaurantes

As melhores receitas para fazer um banquete de Astérix — mas sem a poção mágica

Há um novo livro inspirado nas aventuras dos gauleses com pratos para juntar um batalhão de amigos e família.
São receitas inspiradas nos filmes e banda desenhada de Astérix.

É um clássico dos livros e dos filmes de Astérix e Obélix: a certa altura a aldeia dos gauleses junta-se num grande banquete. Na grande maioria das vezes, o motivo é a vitória em mais uma batalha contra os romanos. O javali e o pernil são as duas carnes que estão sempre em cima da mesa (ou nas mãos dos protagonistas).

Já a poção mágica — baseada na mistura secreta de Panoramix — é deixada para quando há confrontos. Também não a vai encontrar no novo livro com sugestões de pratos inspirados nestes lautos festins. Ainda assim, existem muitas outras receitas que pode aprender a fazer e juntar amigos e família numa grande mesa.

“Os Banquetes de Astérix” foi lançado este mês de novembro em Portugal pela Edições Asa. São 40 formas de preparar vários alimentos que o vão transportar a esses almoços e jantares das histórias de ficção. O livro está divido entre os repastos dos gauleses, dos romanos, dos povos vizinhos e até das terras longínquas.

O receituário foi compilado por Thibaud Villanova. Esta não é a primeira vez que o autor pega em sucessos da cultura pop, da televisão e do cinema, para apresentar uma obra de culinária. Muitos já se tornaram bestsellers, como é o caso do “Gastronogeek”, traduzido em várias línguas. “Gastronogeek Especial Desenhos Animados” e “Cookbook Disney” foram outras das obras publicadas.

O livro “Os Banquetes de Astérix” está à venda por 22,90€.

“‘Os Banquetes de Astérix’ é um livro para os fãs, mas também para os que se vão passar a sê-lo. Astérix é uma banda desenhada imperdível de aventuras e humor”, explica o autor. Inspirou-se nas várias histórias criadas por René Goscinny e Albert Oderzo para apresentar estas receitas.

“Irá descobrir como se cozinha a caldeirada de Massília, como se faz um explosivo queijo de Meiadeleitix, os segredos dos frutos secos que são servidos, como se prepara um salmão à picto, brioches e javalis suculentos”.

O livro tem mais de 130 páginas e todas as comidas foram fotografadas por Nicolas Lobbestaël.

Carregue na galeria para conhecer algumas das receitas de “Os Banquetes de Astérix”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT