A expansão da Mercadona na Grande Lisboa prossegue a bom ritmo. A mais recente localização da retalhista espanhola, na Rua das Vagens, em Rio de Mouro, foi inaugurada esta quinta-feira, 24 de outubro. Esta é terceira loja no concelho de Sintra e contribuiu para a criação de 90 novos postos de trabalho.
O supermercado conta com uma área de 1.900 metros quadrados, corredores amplos e carrinhos de compras que não precisam de moeda. No exterior, tem 140 lugares de estacionamento. O ponto de venda reúne as habituais secções de talho, peixaria, charcutaria, pastelaria e padaria, perfumaria, cuidado do lar e animais de estimação, frutas e legumes ou garrafeira.
O pronto a comer com self-service oferece várias opções de pratos, incluindo uma zona dedicada a sushi, presunto cortado à faca e embalado no momento e uma máquina onde é possível espremer laranjas para fazer sumo na hora.
A nova loja da Mercadona tem também uma vertente solidária. No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, o supermercado vai doar, diariamente (e já desde a abertura) bens de primeira necessidade à Delegação de Sintra da Cruz Vermelha Portuguesa, uma instituição local de solidariedade social com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.
A retalhista encerrou 2023 atingindo a meta das 49 lojas no nosso País. Em 2024 o objetivo passa por aumentar este número. Esta abertura em Rio de Mouro junta-se, assim, às inaugurações em Oliveira de Azeméis, Coimbra (Solum e Eiras), Leiria, Évora, Vila Nova de Gaia (Canelas), Seixal (Fernão Ferro) e Barreiro (Lavradio). No próximo ano, a empresa vai abrir uma loja no centro de Lisboa.
O primeiro supermercado Mercadona abriu em Portugal em 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia.