Gourmet e Vinhos

Mercadona vai doar 40 milhões de euros aos funcionários afetados pela DANA

A retalhista espanhola, sediada em Valência, a região mais atingida, tem fornecido apoio financeiro e logístico à população.
A ajuda chega a 21 de novembro.

No final de outubro, a tempestade DANA causou estragos devastadores em Valência, deixando centenas de pessoas desalojadas e sem acesso a água potável e alimentos. A Mercadona, sediada na cidade espanhola, respondeu prontamente à crise, oferecendo apoio financeiro e logístico às vítimas, colaboração com as autoridades, como adiantou à NiT. 

Agora, a retalhista anunciou um programa de doações no valor de 40 milhões de euros para auxiliar os seus funcionários afetados pela tempestade. Serão atribuídos 50 mil euros a cada um dos que perderam as casas, 25 mil euros a quem sofreu perdas parciais, como mobiliário ou eletrodomésticos e cinco mil euros em caso de perda de bens menores. A quem viu os seus carros destruídos pela lama e as cheias, a empresa irá oferecer 15 mil euros, cinco mil euros para motas e 500 euros para bicicletas e trotinetes. As doações serão entregues a 21 de novembro.

“Esta atuação tem como base uma premissa: fazer tudo o que for necessário e até quando for necessário, porque agora é tempo de proximidade”, sublinha Laura Cruz, diretora de ação social da Mercadona e coordenadora da equipa responsável pelas doações.

Além do apoio financeiro, a Mercadona está a colaborar com os seus fornecedores para abastecer o programa “Cozinha Solidária”, com produtos frescos e enlatados. A iniciativa liderada por Ricard Camarena tem estado a preparar 10 mil refeições quentes por dia para as vítimas.

“A empresa colocou à disposição duas lojas a partir das quais foram canalizados os donativos, a compra e entrega de 1.200 paletes de água e a entrega de produtos alimentares básicos para auxiliar as pessoas necessitadas em diferentes pontos instalados na província de Valência”, detalha a responsável.

A Mercadona ainda colocou à disposição das autoridades apoio logístico, incluindo um armazém para centralizar os donativos e a escola de basquetebol do clube Valencia Basket para servir de base de operações aos militares destacados na região. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT