Gourmet e Vinhos

Mistura Beirão: aqui está o melhor cocktail feito com o icónico licor português

A final do concurso aconteceu na destilaria da marca portuguesa, na Lousã. O vencedor foi Luís Fonseca.
O cocktail Bérrio.

Os cocktails de autor podem ser inspirados em milhares de ideias ou experiências e preparados das mais variadas maneiras. O que realmente importa são os ingredientes que escolhe, o que eles significam para si e aquilo que despertam a quem os prova. 

Geralmente, quando bebemos estes cocktails, provamos sabores tão típicos que nos sentimos a fazer uma espécie de viagem até outros países. Foi a pensar nisto mesmo que os bartenders inventaram as misturas para os cocktails que apresentaram na final do concurso Mistura Beirão, da icónica marca portuguesa de licores — Licor Beirão.

Na edição deste ano do Mistura Beirão participaram mais de 500 bartenders. Todos tiveram de apresentar um cocktail de autor, irreverente e original, que incluísse o Licor Beirão ou Beirão D’Honra. Depois de muitas provas, os jurados chegaram a acordo e escolheram os doze finalistas do concurso.

Na passada quinta-feira, 24 de outubro, na Quinta do Meiral — local onde o Beirão é produzido —, na Lousã, cada um dos finalistas preparou um cocktail em apenas sete minutos. Durante esse tempo, tiveram oportunidade de explicar a origem dos ingredientes que utilizaram e a sua mistura com o Beirão, dedicar a bebida a alguém especial, inventar ou contar uma história para a explicar ou fazer referência às cidades onde nasceram.

Houve quem fizesse um cocktail com frutos típicos das respetivas regiões e quem comparasse a história da sua bebida à história do Licor Beirão. No final, a festa mudou-se para o Castelo da Lousã. Foi lá que os cinco jurados escolheram o bartender com o melhor cocktail com Beirão do concurso — o Bérrio, de Luís Fonseca. O bartender trabalha no bar do restaurante Pesca, no Príncipe Real, em Lisboa. 

Os pormenores do cocktail vencedor.

Bérrio foi a primeira embarcação a regressar a Lisboa após a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Numa homenagem ao que se fez (e faz) de bom em Portugal, Luís Fonseca misturou algumas especiarias trazidas pelos navegadores — como cardamomo, gengibre ou curcuma — com um toque de Licor Beirão. O seu prémio é uma viagem até ao Nightclub & Bar Show de Las Vegas, o maior evento de bartending do mundo.

“Fiquei muito surpreendido. O meu objetivo era ir à final e fazer boa figura, tendo em conta que era a primeira competição em que participava. Também queria conhecer os restantes finalistas, pois já conhecia o seu trabalho, mas nunca tinha estado com eles pessoalmente”, revelou o vencedor do concurso.

Houve ainda dois outros prémios: o prémio Viralidade e o prémio Visibilidade. O primeiro foi escolhido pelos fãs que votaram nas redes sociais e foi atribuído a Kevin Louçano, o autor do cocktail Eannes — recebeu um curso de Mixologia com Luca Ciapponi. Já o prémio Visibilidade deu a Helena Pereira, com o cocktail Essência, o direito a acompanhar o Licor Beirão em todos os eventos de bar fora do País.

Aqui estão os vencedores.
Este artigo foi escrito em parceria com o Licor Beirão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT