Gourmet e Vinhos

Monda: a nova cerveja artesanal feita com arroz de Alcácer do Sal

A bebida de inspiração japonesa é produzida pela marca Barona em parceria com a Ricee Crafters. Está disponível online.
Uma especialidade de origem japonesa.

Cerveja e tremoços numa esplanada, ao fim da tarde, é uma experiência definitivamente muito portuguesa. Por vezes, quase nos esquecemos que a bebida que tanto nos acompanha é a terceira mais popular do mundo, contando com inúmeras variações. Pode ser produzida a partir de diversos cereais — incluindo arroz. É o caso da rice lager, uma das variedades de inspiração japonesa mais apreciadas.

Quem desta vez se decidiu aventurar pelos caminhos menos típicos foi a marca de fabricação artesanal Barona, fundada em 2015, em Marvão. A 12 de fevereiro lançaram a Monda, em parceria com os Rice Crafters — produtores do cereal em Alcácer do Sal. Trata-se de uma nova bebida de raízes alentejanas, cuja confeção é feita com 30 por cento de grãos de arroz da variedade Euro, cuidadosamente selecionados pelos trabalhadores. 

É uma cerveja “leve, refrescante e ligeiramente doce, em harmonia com o amargor proveniente dos lúpulos usados”. É ideal para “beber descontraidamente com os amigos”, mas também para acompanhar mariscos, sushi, tacos, pratos picantes e grelhados.

A Monda já está disponível na loja online da Barona. Cada garrafa (33 centilitros) custa 3,42 e é vendida em caixas personalizadas, com preços entre os 21,60€ e os 69,12€.

É feita com grãos de arroz Euro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT