Parece que ninguém consegue resistir ao famoso chocolate de pistácio do Dubai que se se tornou um fenómeno nas redes sociais. O doce, que combina a crocância da massa knafe, o sabor do creme de pistácio e a suavidade do chocolate, inspirou centenas de criadores de conteúdo a partilhar vídeos onde experimentam o produto.
Agora, uma mulher de 33 anos foi intercetada no aeroporto de Hamburgo, na Alemanha, com 90 quilos deste chocolate. No total, foram confiscadas 460 barras distribuídas por três malas, segundo o “The Independent”.
A polícia alemã suspeita que as barras, avaliadas em cerca de dois mil euros, tinham como destino a venda comercial. A mulher, cuja identidade não foi divulgada, declarou ter pago 4,60€ por cada uma. Embora não tenha sido detida, a passageira está a ser alvo de uma investigação por possível evasão fiscal e teve de arcar com taxas de importação.
O doce do Dubai, feito de creme de pistácio e knafe, com cobertura de chocolate de leite, ficou famoso após a criadora de conteúdos Maria Vehera partilhar um vídeo a comer um, em 2023. A criação foi lançada pela Fix Dessert Chocolatier, nos Emirados Árabes Unidos, em 2021.
A fundadora da empresa, Sarah Hamouda, revelou que a receita é inspirada no knafeh, uma sobremesa do Médio Oriente. “Não é apenas uma barra de chocolate, queremos criar uma experiência”, revelou à CNN.
Desde que se tornou viral no Tik Tok, os pedidos deste chocolate aumentaram de seis para 500 por dia. Atualmente, as barras de 200 gramas estão disponíveis apenas no Dubai e em Abu Dhabi, ao preço aproximado de 20€.
@mariavehera257 We came back with @Fix Dessert Chocolatier 😍🔥🔥🔥 They launched new flavors 😻 – pretzels and baklwa And your lovely pistachios 💖 #dubai🇦🇪 #chocolate