Fundada em 1998, a Feira Gastronómica do Porco, regressa a Boticas para surpreender os amantes de enchidos. O evento decorre entre 9 a 12 de janeiro, com dezenas de expositores, experiências gastronómicas e múltiplas atividades culturais.
A 27.ª edição da iniciativa tem lugar no Pavilhão Multiusos de Boticas, tal como tem acontecido em anos anteriores. Dos produtos endógenos do concelho destaca-se o presunto e o fumeiro. Todos são confecionados à moda antiga, por forma a preservar as técnicas artesanais.
O espaço também terá lugar para os pães tradicionais como os de centeio, as bôlas e o folar de carne. Para os fãs de vinhos, a experiência passa por conhecer o famoso vinho dos mortos, criado durante a 2.ª invasão francesa. Quando a vila foi ocupada pelas tropas, a população decidiu enterrar o vinho no chão das adegas. Mais tarde, quando o foram provar, perceberam que a fermentação escura criou algum gás natural.
A animar o evento estarão vários grupos de folclore, cantares tradicionais e as afamadas Chegas de Bois, “uma tradição secular que continua bem enraizada na cultura popular das gentes do Barroso”, refere a autarquia de Boticas.