gourmet e vinhos

A nova mercearia a granel de Leiria tem mais de 150 produtos

O conceito chegou à cidade e quando começou tinha apenas disponíveis 70 produtos. Mais que duplicou as opções.
São mais de 150 os artigos.

Leiria já tem uma loja com produtos a granel. Chegou no final do verão à cidade e quando abriu só tinha disponíveis 70 produtos. Poucos meses depois da abertura são já 150 as opções que pode escolher a peso, tudo contra o desperdício e para promover a sustentabilidade. Frutos secos, chás e biscoitos são apenas algumas das opções.

Sofia Gonçalves, 42 anos, é a responsável pelo espaço. Era administrativa e já tinha esta ideia há algum tempo. “Sempre foi um sono ter um negócio próprio, mas também ajudar as pessoas na consciencialização contra o desperdício”, explica à NiT.

A escolha da cidade foi simples, já que é onde reside. A Aqui Há Granel tem apenas 50 metros quadrados, mas capacidade para vender dezenas de artigos. Alguns estão em caixas de acrílico, outros em dipensadores e até em sacos.

Ali encontra vários produtos biológicos, muitos de fornecedores nacionais. Há chás, leguminosas, frutos secos, farinhas, caju, amêndoas, especiarias, massas ou açúcar. Chocolates, biscoitos, mel e manteiga de amendoim são outros dos artigos da Aqui Há Granel.

A loja tem 50 metros quadrados.

Teve conhecimento dos artigos através de pesquisas que fez pela Internet. Também fez algumas visitas a Lisboa ajudar a perceber melhor o conceito, criar todo o projeto que queria abrir em Leiria e conhecer novas sugestões para as ter disponíveis.

Além dos produtos a peso, aqui pode comprar garrafas isotérmicas, palhinhas de inox, sacos de algodão e papel para levar as compras. Pode trazer os próprios frascos de casa ou levá-los gratuitamente da loja.

“Prentendemos ser uma mercearia para todos os estilos de vida, e de diferentes alimentações em que o denominador comum seja a sustentabilidade e a compra consciente”, explica. “O conceito é revisitar as tradicionais mercerias a granel com um tema que nos é contemporâneo: a sustentabilidade e a redução do desperdício”, continua Sofia Gonçalves.

Também se fazem palestras.

Pela Aqui Há Granel fazem-se também algumas palestras. Uma das últimas, realizada a 11 de novembro, contou com a presença da nutricionista Diana Ferreira. O objetivo foi falar de alimentos funcionais, alguns dos quais encontravam-se depois disponíveis para comprar.

A mercearia abre entre as 10 e as 19 horas. Aos domingos é o único dia em que encontra encerrada.

Há dispensadores com vários produtos.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. da Graça, 12, 2400-080 Leiria
    2400-080 Leiria
  • HORÁRIO
  • De segunda a sábado das 10h às 19h
  • Encerra domingo
PREÇO MÉDIO
Menos de 10€
TIPO DE COMIDA
Mercearia

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT