Gourmet e Vinhos

Não fique com Raiva: este biscoito típico de Aveiro prepara-se em minutos na Yämmi

Se seguir a receita disponível no site do robô de cozinha, fica com 40 unidades prontas a servir. Combinam bem com chá e café.
Fotografia: Sincerely Media no Unsplash.

Nem só com ovos moles se escreve a história da doçaria conventual de Aveiro. Na pitoresca cidade, atravessada por uma rede de canais ao longo da qual passeiam barcos moliceiros coloridos, também há raivas, “biscoitos de manteiga que fazem, há mais de dois séculos, parte da doçaria portuguesa”, indica a “Aveiro Mag”.

Apesar da receita simples, uma vez que na sua essência apenas leva açúcar, manteiga, ovos e farinha, a iguaria não deixa de ser deliciosa, muito graças à crocância difícil de resistir que possui, embora esta também possa transformar o ato de trincar num desafio. De acordo com o Pingo Doce, a dificuldade em causa seria a origem do nome da especialidade.

Já a publicação acima citada defende que é o “minucioso trabalho de as desenhar”, “particularmente complexo”, o responsável pela designação. O processo “chega a provocar raiva”, escreve. Certo é que, na hora de comer os biscoitos, só terá este sentimento quando acabarem.

De acordo com o site do robô de cozinha, em termos práticos, precisa apenas de três minutos para preparar os doces, mas cerca de 45 para deixar a massa repousar e levar ao forno. No final, fica com 40 unidades prontas a servir, que pode combinar com chá ou café.

Caso queira deixar algumas para mais tarde, é só guardá-las num frasco hermeticamente fechado depois de arrefecerem. Não as conserve por mais de um mês.

Do que precisa

— 100 gramas de açúcar
— 2 gemas
— 2 ovos
— 50 gramas de manteiga à temperatura ambiente
— raspas de meio limão
— 300 gramas de farinha
— 5 gramas de fermento
— 5 gramas de canela

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180º. Em seguida, coloque o açúcar, as gemas, os ovos, a manteiga e as raspas de limão no copo e programe um minuto na função amassar. Em seguida, junte a farinha, o fermento, a canela e programe por mais 2 minutos na mesma opção. Deixe a massa repousar no copo durante 30 minutos.

Passada a meia hora, transfira a mistura para uma superfície enfarinhada e com as mãos molde rolinhos muito finos. Sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal, desenhe com os rolinhos biscoitos de forma irregular, arredondados. Leve ao forno durante 12 a 15 minutos.

Carregue na galeria para conhecer receitas de bebidas que prepara em casa com a ajuda da Yämmi, Bimby ou Monsieur Cuisine. São ideais para acompanhar estes biscoitos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT